Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2402
Title: Educação do Campo: desafios e perspectivas no processo de ensino aprendizagem
Advisor: Correia, Carlos Alberto
Authors: Chagas, Maria Josilene Mendes das
Keywords: Educação do campo
Formação Continuada
Desafios da Educação do campo
Perspectivas Educacionais
Issue Date: 2022
Citation: CHAGAS, Maria Josilene Mendes das. Educação do Campo: desafios e perspectivas no processo de ensino aprendizagem. Orientador: Carlos Alberto Correia. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2022
Resumo: Procurou-se, neste artigo, compreender os conceitos que se referem à Educação do Campo e trazer uma análise sobre os principais desafios que os educadores da educação básica enfrentam para atingir os objetivos de aprendizagem nas turmas que atuam. Para tal, pretendeu-se também mapear as principais contribuições e estratégias políticas para garantir acesso a educação. Nesta conjuntura, buscou-se discutir os resultados de um questionário cujo corpus compreendeu 10 professores atuantes no ano de 2021 na educação básica, em uma escola do campo, do município de Tomé-Açu. Para realização do questionário foi escolhida a ferramenta online Google Forms. Ressalta-se também que a metodologia de pesquisa utilizada é o estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa e objetivos exploratórios. Do ponto de vista teórico nos pautamos em Arroyo (1999), Caldart (2000) e Molina (2011) que nos guiam a uma visão da educação do campo e seguimos por Freire (1996) e Santos (2017) que nos mostram um cenário do ensino e aprendizagem da educação popular, e Marconi e Lakatos (2017) para a seleção dos métodos adotados. Os resultados apontam que embora os docentes se vejam incentivados a buscar formação continuada, o município não auxilia o alcance. Entre outros desafios da educação do campo temos: a falta de projetos educacionais, ausência do poder público e a invisibilidade campesina.
Abstract: Este artículo buscó comprender los conceptos que se refieren a la educación rural y aportar un análisis sobre los principales desafíos que enfrentan los educadores de la educación básica para lograr los objetivos de aprendizaje en las clases que trabajan. Para ello, también se pretendía trazar las principales contribuciones y estrategias políticas para garantizar el acceso a la educación. En esta coyuntura, buscamos discutir los resultados de un cuestionario cuyo corpus comprendía 10 profesores que trabajaban en el año 2021 en la educación básica, en una escuela rural del municipio de Tomé-Açu. Para realizar el cuestionario se eligió la herramienta online Google Forms. También cabe destacar que la metodología de investigación utilizada es el estudio de casos, con un enfoque cuali-cuantitativo y objetivos exploratorios. Desde el punto de vista teórico nos guiamos por Arroyo (1999), Caldart (2000) y Molina (2011) que nos orientan a una visión de la educación de campo y seguimos por Freire (1996) y Santos (2017) que nos muestran un escenario de la enseñanza y aprendizaje de la educación popular, y Marconi y Lakatos (2017) para la selección de los métodos adoptados. Los resultados señalan que, aunque los profesores se ven animados a buscar la formación continua, el ayuntamiento no ayuda a conseguirlo. Entre otros desafíos de la educación de campo tenemos: la falta de proyectos educativos, la ausencia del poder público y la invisibilidad campesina.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2402
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC. Maria Josilene Mendes das Chagas -biblioteca.pdf708,35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons