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Title: Experiência de escrita por meio do gênero textual FANFIC: uma proposta para o ensino de língua portuguesa.
Advisor: Salgado, Ana Paula Martins Alves
Authors: Mendes, Juliete Machado
Keywords: língua portuguesa
ensino
gêneros textuais
fanfic
Issue Date: 2022
Citation: MENDES, Juliete Machado. Experiência de escrita por meio do gênero textual FANFIC: uma proposta para o ensino de língua portuguesa. Orientadora: Ana Paula Martins Alves Salgado. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2022.
Resumo: Ao refletir sobre ensino de Língua Portuguesa e gêneros textuais, é importante considerar gêneros emergentes como o fanfic, ou seja, que surgem mediante o uso de novas tecnologias. Desse modo, esta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental por meio da utilização do gênero textual Fanfic. A investigação baseia-se nos pressupostos teóricos de Marcuschi (2008), que discute sobre o ensino por meio de gêneros textuais; Antunes (2005), que discorre sobre o ensino de língua portuguesa por meio de texto; Shneuwly e Dolz (2004), que abordam os gêneros escolares como produto do ensino; Fontenele (2015) e Tenório (2014), que discutem sobre o gênero fanfic; Geraldi (1997), Leal e Brandão (2007), que abordam a temática sobre produção textual, a Base Nacional Comum curricular de língua portuguesa- BNCC- ensino Fundamental e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN- Ensino Fundamental. Nesse sentido, desenvolvemos um estudo exploratório de abordagem qualitativa a fim de apresentar o gênero textual fanfic para os alunos, por meio de oficina de produção textual. Esse estudo parte do seguinte questionamento: Como trabalhar a produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, privilegiando o conhecimento que os alunos já possuem? Portanto, através dessa pesquisa, foi possível avaliar a escrita dos alunos e, assim, contribuir de forma positiva no processo de escrita dos educandos.
Abstract: When reflecting on Portuguese language teaching and textual genres, it is important to consider emerging genres such as fanfic, that is, those that arise through the use of new technologies. Thus, this research aims to analyze the development of written language in Portuguese by students of the 6th year of Elementary School through the use of the textual genre Fanfic. The investigation is based on the theoretical assumptions of Marcuschi (2008), who discusses teaching through textual genres; Antunes (2005), who discusses the teaching of Portuguese through text; Shneuwly and Dolz (2004), who approach school genres as a product of teaching; Fontenele (2015) and Tenório (2014), who discuss the fanfic genre; Geraldi (1997), Leal and Brandão (2007), who address the issue of textual production, the Common National Curriculum Base for Portuguese Language - BNCC - Elementary School and the National Curriculum Parameters - PCN - Elementary School. In this sense, we developed an exploratory study with a qualitative approach in order to present the fanfic textual genre to students, through a textual production workshop. This study starts from the following question: How to work the textual production in Portuguese language classes, privileging the knowledge that students already have? Therefore, through this research it was possible to evaluate the students' writing and thus contribute positively to the students' writing process.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2406
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