Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2426
Title: Avaliação do uso da tecnologia no ensino fundamental na escola E.M.E.F. Luiz Geolás de Moura Carvalho do município de Tomé-Açu, Pará, Brasil.
Advisor: JARDIM, Luciana Priscila Costa Macedo
Authors: CORDEIRO, Rita de Cássia Oliveira
CRUZ, Dainara de Nazaré Alencar
Keywords: Tecnologias da Informação e Comunicação
TIC - Ensino fundamental
Recursos Tecnológicos - Ensino
Meio digital - Escola
Ensino Fundamental - Novas tecnologias
Issue Date: 06-09-2022
Publisher: UFRA/Campus Tomé-Açu (PA)
Citation: CORDEIRO, Rita de Cássia Oliveira; CRUZ, Dainara de Nazaré Alencar. Avaliação do uso da tecnologia no ensino fundamental na escola E.M.E.F. Luiz Geolás de Moura Carvalho do município de Tomé-Açu, Pará, Brasil. Orientador: Dra. Luciana Priscila Costa Macedo Jardim. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2426. Acesso em: .
Resumo: A palavra tecnologia vem do termo “tecno” do grego, que significa saber fazer, e “logia”, do grego logus, que significa razão. O início da tecnologia se deu quando o homem percebeu que seria possível modificar a natureza e suas condições de vida, e a partir disso ela começou a se desenvolver. Este estudo objetivou analisar o uso das novas tecnologias dentro da escola, a interação dos alunos com o meio digital, enfatizando então quais ferramentas e mídias tecnológicas seriam o viés mais apropriado para o aprendizado. Portanto, este trabalho apresenta o uso das novas tecnologias no Ensino Fundamental na escola E. M. E. F Luiz Geolás de Moura Carvalho, e mostra como este meio tecnológico é utilizado para o auxílio de sua construção educacional. Os objetivos específicos buscaram analisar como se aplica o uso das novas tecnologias no ensino fundamental no ambiente escolar e identificar as principais dificuldades de articulação do uso das novas tecnologias no ensino aprendizado. A pesquisa contou com a participação de alunos do sexto, sétimo, oitavo e nono ano do ensino fundamental. A metodologia foi estruturada a partir da formação e aplicação de questionários impressos disponibilizado em abril de 2022, no formato de perguntas objetivas e subjetivas. O total da amostra é de 129 respondentes. A natureza da pesquisa é de caráter exploratório, em viés quali-quantitativo. A base teórica que alicerça tal estudo se pautou em teóricos, como: Castells (2018), Jenkins (2009), Hayne (2016), De Almeida (2008). Por fim, foi obtido um resultado significativo onde mostra que os alunos, em sua maioria, possuem o celular como aparelho tecnológico e também faz grande uso do mesmo, demonstrando domínio no uso das tecnologias. Entretanto, os resultados obtidos apontam que o uso das novas tecnologias dentro da sala de aula é utilizado em escala maior para jogos, redes sociais
Abstract: This study aimed to analyze the use of new technologies within the school, the interaction of students with the digital environment, emphasizing then which technological tools and media would be the most appropriate bias for learning. Therefore, this work presents the use of new technologies in Elementary School at the E. M. E. F Luiz Geolás de Moura Carvalho school, and how they use this technological medium to help their educational construction. The specific objectives sought to analyze how the use of new technologies in elementary education is applied in the school environment, to identify the main difficulties in articulating the use of new technologies in teaching and learning. The research had the participation of students from the sixth, seventh, eighth and ninth grades of elementary school. The methodology was structured from the formation and application of printed questionnaires made available in April 2022, in the format of objective and subjective questions. The total sample is 129 respondents. The nature of the research is exploratory, with a qualitative-quantitative bias. The theoretical basis that underpins this study was based on theorists, such as: Castells (2018), Jenkins (2009), Hayne (2016), De Almeida (2008). Finally, a significant result was obtained which shows that most students have the cell phone as a technological device and also make great use of it, demonstrating mastery in the use of technologies. However, the results obtained indicate that the use of new technologies within the classroom is used on a larger scale for games, social networks.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2426
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.....pdf359,24 kBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.