Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2481
Title: | O ensino em bioquímica nas ciências agrárias e a influência da monitoria na aprendizagem |
Advisor: | SALDANHA, Mariana Masseo |
Authors: | SILVA, Mateus Oliveira |
Keywords: | Ensino Bioquímica - Ensino Monitoria Ciências agrárias - Ensino |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UFRA/Parauapebas |
Citation: | SILVA, Mateus Oliveira. O ensino em bioquímica nas ciências agrárias e a influência da monitoria na aprendizagem. Orientadora: Mariana Masseo Saldanha. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Paruapebas, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2481. Acesso em: . |
Resumo: | A bioquímica pode ser conceituada como a ciência que examina os processos químicos que acontecem nos organismos vivos. Apesar de a bioquímica ser apresentada com lógica e organização, frequentemente é considerada pelos estudantes como um conjunto de estruturas químicas e reações, dificilmente assimiladas e desintegradas da sua realidade profissional. A monitoria acadêmica é uma ferramenta presente nas universidades, com grande potencial de intermediar o uso de novas metodologias educacionais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho analisar sob o ponto de vista dos alunos da área das Ciências Agrárias da UFRA – Campus Parauapebas, a percepção do ensino-aprendizagem e a relevância da monitoria na disciplina de Bioquímica. A pesquisa foi realizada com os alunos que cursam ou cursaram a disciplina de Bioquímica nos cursos de Zootecnia, Agronomia e Engenharia Florestal, o questionário foi estruturado e elaborado na plataforma “Google forms”, ao final da pesquisa foram respondidos 108 questionários. Diante dos resultados sobre a disciplina, observa-se que a maior parte dos alunos considera que a disciplina possui uma complexidade alta e a aprendizagem em Bioquímica é considerada como sendo de difícil assimilação, a maioria dos alunos consideram que a química logo no primeiro ano de curso consegue dar suporte e subsídio a posterior disciplina de bioquímica, 77,8% dos alunos consideram que a metodologia da disciplina de bioquímica na Ufra - Parauapebas é satisfatória, 64,7% concordam que a disciplina é difícil e complexa. Sobre a monitoria 91,7% dos alunos concordam e consideram importante, 89,8% afirmaram conhecer as atribuições do monitor, 89,9% concordam que a relação aluno-monitor promove melhorias na compreensão do conteúdo, 75,9% dos alunos sentem-se mais a vontade em tirar dúvidas com o monitor, isso 78,7% concordam que o monitor possui domínio do conteúdo, 82,4% dos alunos concordam que a metodologia que o monitor utiliza é adequada, 53,7% dos alunos afirmam que participavam na monitoria de bioquímica e 53% dos alunos responderam que seriam incentivados a participar da monitoria se a mesma fosse em formato de revisão de conteúdos vistos em sala de aula. Portanto, fica evidenciado o quão relevante é o ensino em Bioquímica nas Ciências Agrárias e que pela perspectiva dos discentes o ensino e a monitoria estão no caminho certo, ainda necessitando de ajustes e estudos mais aprofundados e futuros quanto às metodologias para explicar e/ou correlacionar os assuntos de bioquímica com componentes curriculares futuros e a vida profissional. |
Abstract: | Biochemistry can be conceptualized as the science that examines the chemical processes that happen in living organisms. Although biochemistry is presented with logic and organization, it is often considered by students as a set of chemical structures and reactions, hardly assimilated and disintegrated from their professional reality. Academic monitoring is a tool present in universities, with great potential to mediate the use of new educational methodologies. Thus, the objective of this work was to analyze from the point of view of students in the area of Agrarian Sciences at UFRA - Campus Parauapebas, the perception of teaching-learning and the relevance of monitoring in the discipline of Biochemistry. The research was carried out with students who attended or studied the discipline of Biochemistry in the courses of Animal Science, Agronomy and Forest Engineering, the questionnaire was structured and elaborated on the platform "Google forms", at the end of the research were answered at the end of the survey, 108 questionnaires were answered. Given the results on the discipline, it is observed that most students consider that the discipline has a high complexity and learning in Biochemistry is considered to be difficult to assimilate, most students consider that chemistry as early as the first year of the course can support and support the subsequent discipline of biochemistry, 77.8% of the students consider that the methodology of the discipline of biochemistry at Ufra - Parauapebas is satisfactory, 64.7% agree that the discipline is difficult and complex. Regarding the monitoring 91.7% of the students agree and consider it important, 89.8% said they know the monitor's attributions, 89.9% agree that the student-monitor relationship promotes improvements in content understanding, 75.9% of students feel more comfortable taking questions with the monitor, this 78.7% agree that the monitor has mastery of the content, 82.4% of students agree that the methodology that the monitor uses is adequate, 53.7% of the students stated that they participated in the biochemistry monitoring and 53% of the students answered that they would be encouraged to participate in the monitoring if it were in the format of review of content seen in the classroom. Therefore, it is evident how relevant is the teaching in Biochemistry in Agrarian Sciences and that from the perspective of students teaching and monitoring are on the right track, still in need of adjustments and further and future studies regarding methodologies to explain and/or correlate the subjects of biochemistry with future curricular components and professional life. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2481 |
Appears in Collections: | TCC - Parauapebas - Agronomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_BIOQUÍMICA_VF.pdf | O ENSINO EM BIOQUÍMICA NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS | 722,24 kB | Unknown | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License