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Title: Influência do marketing digital no comportamento dos consumidores de Parauapebas - PA
Advisor: CABRAL, Daniel Barbosa
Authors: ANDRADE, Aline Sousa
COSTA, Nina Karolina Barbosa da
Keywords: Marketing digital
Covid-19
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Parauapebas
Citation: ANDRADE , Aline Sousa ;COSTA, Nina Karolina Barbosa da. Influência do marketing digital no comportamento dos consumidores de Paruapebas-PA. Orientador: Daniel Baerbosa Cabral.2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Parauapebas, 2022.
Resumo: O desenvolvimento de novas tecnologias possibilita alcançar uma quantidade maior de usuários, dessa forma muitas empresas utilizam plataformas digitais para divulgar seu produto ou serviço de forma rápida e acessível. Com as diversas mudanças no cenário mercadológico ocasionado principalmente pela Covid-19, as empresas perceberam a necessidade de migrar suas atividades para a modalidadeon-line. Com base nos dados obtidos, observou-se que os consumidores começaram a intensificar o uso da internet no período mais crítico da pandemia. Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de identificar a influência domarketingdigital no comportamento e decisão de compra dos consumidores de Parauapebas-PA. O estudo utiliza pesquisa quantitativa com natureza descritiva e exploratória, a fim de obter dados voltados aos fatores que estimulam a procura, satisfação e insatisfação na aquisição de produtos serviços, avaliação sobre entregas, os canais mais utilizados e percepção do cliente sobre a segurança de compras on-line que são influenciadas pelomarketing digital. Os dados foram analisados com técnicas de estatística descritiva e análise multivariada. Os resultados indicaram cinco fatores: (1) Vantagens percebidas para os consumidores; (2) Otimismo do consumidor conectado; (3) Confiança em compra on-line; (4) Conhecimento sobre omarketingdigital; (5) Mudança de hábito em cenário de pandemia. Percebe-se que os consumidores estão cada vez mais dispostos a utilizar sites da web, os aplicativos para smartphones e as redes sociais para realizar compras. A indicação de amigos, pessoas próximas e famosos também influenciou o comportamento dos entrevistados. Conclui-se que omarketingdigital é um meio de realização de negócios e a recomendação é que as empresas estejam cada vez mais presentes no meio digital.
Abstract: The development of new technologies makes it possible to reach a greater number of users, so many companies use digital platforms to promote their product or service quickly and affordably. With the various changes in the market scenario caused mainly by Covid-19, companies realized the need to migrate their activities to the online modality. Based on the data obtained, it was observed that consumers began to intensify their use of the internet during the most critical period of the pandemic. This course conclusion work aims to identify the influence of digital marketing on the behavior and purchase decision of consumers in Parauapebas-PA. The study uses quantitative research with a descriptive and exploratory nature, in order to obtain data focused on the factors that stimulate demand, satisfaction and dissatisfaction in the acquisition of products and services, evaluation of deliveries, the most used channels and customer perception about purchasing safety online that are influenced by digital marketing. Data were analyzed using descriptive statistical techniques and multivariate analysis. The results indicated five factors: (1) Perceived advantages for consumers; (2) Connected consumer optimism; (3) Confidence in online purchase; (4) Knowledge about digital marketing; (5) Changing habits in a pandemic scenario. It is noticed that consumers are increasingly willing to use websites, smartphone applications and social networks to make purchases. The indication of friends, close people and famous people also influenced the interviewees' behavior. It is concluded that digital marketing is a means of doing business and the recommendation is that companies are increasingly present in the digital environment.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2482
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