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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2490
Title: | Análise de marcadores conversacionais em Interações de adultos e adolescentes. |
Advisor: | FERREIRA, Jany Éric Queirós |
Authors: | LOPES, João Pedro Marinho |
Keywords: | Marcadores conversacionais Interação Adolescentes Análise da conversação |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | LOPES, João Pedro Marinho. Análise de marcadores conversacionais em interações de adultos e adolescentes. Orientador: Dr. Jany Éric Queirós Ferreira. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura plena em Letras Português) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2490. Acesso em: . |
Resumo: | Os marcadores conversacionais se caracterizam por serem estratégias discursivas que estabelecem ligações entre as unidades de informação cognitiva do texto falado e seus interlocutores. Devido à sua frequência de uso na fala, sua importância para a coesão e coerência do texto falado e o surgimento de uma nova maneira de se comunicar entre os grupos mais jovens, o presente trabalho objetiva analisar como os marcadores conversacionais são utilizados por adolescentes e por adultos em suas interações e quais os principais marcadores utilizados por esses públicos e que função eles exercem na interação desses sujeitos. Para isso, foram utilizados os pressupostos teóricos de Marcuschi (2003); Urbano (1999); Fávero et al. (2000) e Preti (1991, 2004) entre outros. Para a realização da pesquisa foram necessárias quatro pessoas no total, divididas em duplas, uma composta por adultos e a outra por adolescentes. A coleta de dados ocorreu por meio de interações, em dias e locais diferentes para os dois públicos, que tratavam a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Serviu de instrumento de coleta, o gravador do celular para a recolha das interações, O material adquirido pela pesquisa foi transcrito manualmente no Software Word, da Microsoft e analisadas pelo pesquisador. Os resultados obtidos apontaram que os Marcadores Conversacionais se apresentam na fala de todas as pessoas especialmente como recurso coesivo. |
Abstract: | Conversational markers are characterized as discourse strategies that establish links between the cognitive information units of the spoken text and its interlocutors. Due to their frequency of use in speech and their importance for the cohesion and coherence of the spoken text and the emergence of a new way of communicating among younger groups, this paper aims to analyze how conversational markers are used by adolescents and adults in their interactions and which are the main markers used by these audiences and what function they play in the interaction of these subjects. To do so, we used the theoretical assumptions of Marcuschi (2003); Urbano (1999); Fávero et al (2000) and Preti (1991, 2004) among others. To carry out the research a total of four people were needed, divided into pairs, one composed of adults and the other of teenagers. The data collection occurred through interactions, on different days and places for the two audiences, which dealt with Russia's war against Ukrane. As a collection instrument, a cell phone recorder was used to collect the interactions, which were later manually transcribed into Microsoft's Word Software, and analyzed by the researcher. The results obtained indicated that Conversational Markers are present, in different forms and functions, in the speech of people of any age. This could be verified in the dialogues of the four participants involved in the research. The participants made use of CTs as a way to give cohesion to what they were saying, at that particular moment. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2490 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Letras / Português |
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