Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2493
Title: A Percepção de discente em relação as disciplinas e a área de custo: um estudo de caso com os discentes dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da UFRA – Tomé-Açu/PA.
Advisor: CARVALHO, Josué de Lima
Authors: MOREIRA, Diego João da Silva
CARMO, Rafael Pires
Keywords: Contabilidade - Tomé-Açu, PA
Ciências Contábeis - Tomé-Açu, PA
Administração - Tomé-Açu, PA
Contabilidade de custos
Issue Date: 2022
Publisher: Ufra/Campus Tomé-Açu
Citation: MOREIRA, Diego João da Silva; CARMO, Rafael Pires. A Percepção de discente em relação as disciplinas e a área de custo: um estudo de caso com os discentes dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração da UFRA – Tomé-Açu/PA. Orientador: Me. Josué de Lima Carvalho. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2493. Acesso em: .
Resumo: O objetivo desta pesquisa é saber a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia do campus Tomé-Açu em relação às disciplinas e à área de Custos. A contabilidade de custo caracteriza-se como um ramo da ciência contábil, sendo esta uma ramificação de periódico aperfeiçoamento, utilizada em diversas atuações empresariais como instrumento gerencial, mais precisamente nas atividades de planejamento, controle, e processo decisório. Pode-se afirmar que a contabilidade de custo tem por finalidade calcular e relatar informações que são financeiras e não financeiras relativas à compra e ao consumo de recursos pela organização. A contabilidade de custos avançou durante a Revolução Industrial. Nessa época, a produção em larga escala passou a utilizar maquinários e, ocorreu a necessidade de monitorar e gerenciar as mercadorias armazenadas. O estudo é descrito como descritivo em relação aos objetivos. A pesquisa baseia-se no apanhamento de informação de alunos do sexto ao oitavo semestres dos cursos de contabilidade e administração. Em relação aos procedimentos de coleta de dados, foi utilizado um formulário fechado para a população analisada. Viu-se que as características dos discentes dos cursos de contabilidade e administração da UFRA Tomé-Açu, detém-se de que em sua maior parte, os alunos são do gênero feminino, com 33 respostas, ou seja 54%. O gênero masculino obteve 28 respondentes, representando 46%. Contudo, a pesquisa possui limitações, tais como: a amostra de pesquisa se tratar apenas de alunos da UFRA – Tomé-Açu; o período analisado; a não totalidade de respostas de todos os discentes das turmas analisadas; o perfil individual de cada turma.
Abstract: The objective of this research is to know the perception of the students of the Accounting and Administration course of the Universidade Federal Rural da Amazônia of the Tomé-Açu campus in relation to the disciplines and the area of Custody. Accounting is characterized as a branch of accounting science, being an improvement accounting, used in various business activities as a management tool, more precisely in planning, control and decision-making activities. It can be said that cost accounting aims to calculate and report financial and non-financial information related to the purchase and consumption of resources by the organization. Cost accounting advanced during the Industrial Revolution. At that time, I used a production that started using a machinery escalation and started using a machinery need scale. The study is described as descriptive in relation to the objectives. The research is based on gathering information from students in the sixth to eighth semesters of accounting and administration courses. Regarding data collection procedures, a closed form for education was used. See the characteristics of the students of the accounting and administration courses at UFRA The male gender had 28 respondents, representing 46%. The available research sample, such as: the treatment sample only of students from UFRA – Tomé-Açu; the period of analysis; the non-totality of students of the answers of all students; the individual profile of each class.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2493
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PERCEPÇÃO DE DISCENTE EM RELAÇÃO AS DISCIPLINAS E A ÁREA DE....pdf507,19 kBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons