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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2495
Title: | Proposta de sequência didática de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos do ensino fundamental. |
Advisor: | ABREU, Walber Gonçalves de |
Authors: | BARROS, Débora da Silva |
Keywords: | Bilinguismo Sequência didática Português para surdos Língua de Sinais Língua Portuguesa - Surdos Ensino bilíngue |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Ufra/Campus Tomé-Açu |
Citation: | BARROS, Débora da Silva. Proposta de sequência didática de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos do ensino fundamental. Orientador: Walber Gonçalves de Abreu. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2495. Acesso em: . |
Resumo: | O ensino bilíngue para surdos considera duas línguas no contexto educacional, a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. No Brasil, essa proposta educacional enfrenta alguns problemáticas para sua implementação, principalmente por falta de materiais que possam nortear a prática docente. Dessa feita, esta pesquisa pretende apresentar uma proposta de atividade de Língua Portuguesa na perspectiva bilíngue voltada para alunos surdos do nível fundamental. Para isso, nos baseamos nas reflexões de Quadros (1997; 2006), Brasil (2014), Pereira (2014) e Cardoso-Junior (2018). O presente trabalho se enquadra em uma pesquisa de natureza aplicada, a qual busca gerar conhecimento para aplicação prática e a proposta foi elaborada com base na ideia de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e na proposta de ensino de Português para surdos de Cardoso-Junior (2018). Como resultados, temos uma proposta que estabelece o gênero textual história em quadrinhos como foco central da aprendizagem e perpassa pelo estudo do texto, estudo do vocabulário viso-verbal, gramática e produção. |
Abstract: | Bilingual education for the deaf considers two languages in the educational context, Sign Language and Portuguese. In Brazil, this educational proposal faces some problems for its implementation, mainly due to the lack of materials that can guide the teaching practice. Therefore, this research intends to present a proposal for a Portuguese language activity in a bilingual perspective aimed at deaf students at the elementary level. For this, we base ourselves on the reflections of Quadros (1997; 2006), Brasil (2014), Pereira (2014) and Cardoso-Junior (2018). The present work is part of an applied research, which seeks to generate knowledge for practical application and the proposal was elaborated based on the idea of didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and on the proposal of teaching Portuguese for the deaf. by Cardoso-Junior (2018). As a result, we have a proposal that establishes the textual genre comics as a central focus of learning and goes through the study of the text, study of the visual-verbal vocabulary, grammar and production. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2495 |
Appears in Collections: | TCC - Tomé-Açu - Letras / Português |
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PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA....pdf | 904,94 kB | Unknown | View/Open |
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