Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2501
Title: | As competências educacionais propostas para o ensino de língua portuguesa na educação básica: um estudo sobre os apontamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Advisor: | CORREIA, Carlos Alberto //lattes.cnpq.br/8561510670680874 |
Authors: | CRISTO, Selma Ferreira de |
Keywords: | Base Nacional Comum Curricular - organização Competências educacionais - educação Básica Língua Portuguesa - ensino básico |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | CRISTO, Selma Ferreira de. As competências educacionais propostas para o ensino de língua portuguesa na educação básica: um estudo sobre os apontamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Orientador: Carlos Alberto Correia. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2022. Disponível em: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2501 |
Resumo: | Este artigo traz como temática as competências educacionais que norteiam as propostas para o ensino de Língua Portuguesa na educação básica, tendo como problemática o seguinte questionamento: quais são as competências educacionais descritas propostas para o ensino de Língua Portuguesa na educação básica? Diante disso, objetiva-se: 1) apresentar a organização estrutural da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para educação básica, 2) descrever as competências educacionais previstas para o ensino da disciplina de Língua Portuguesa e 3) relacionar o ensino de Língua Portuguesa com o uso das tecnologias digitais a partir da BNCC. O percurso metodológico pautou-se em uma proposta de artigo de revisão a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental com viés descritivo. Como resultado, podemos perceber que o foco da BNCC é privilegiar no ensino de Língua portuguesa competências que procurem desenvolver ao final da educação básica o senso crítico e reflexivo no estudante concluinte, para que este possa ser proficiente em assuntos pertinentes a sua aprendizagem, deixando de ser apenas expectador e passando a ser protagonista do seu futuro. A base teórica desse estudo pautou-se em consultas nos documentos oficiais como a Constituição de 1988 e no Mistério da Educação e Cultura e BNCC, além dos estudos de Gil (2017), Corazza (2016), Gonçalves (2020) e Soares e Batista (2005). |
Abstract: | This article has as its theme the educational competences that guide the proposals for teaching Portuguese in basic education. Having as a problem the following question: what are the educational competences described in the proposals for teaching Portuguese in basic education? In view of this, the objective is: 1) to present the structural organization of the National Common Curriculum Base (BNCC) for basic education, 2) to describe the educational competences foreseen for the teaching of the Portuguese language subject and 3) to relate the teaching of Portuguese with the use of digital technologies from the BNCC. The methodological approach is based on a proposal for a review article based on a bibliographic and documentary research with a descriptive bias. As a result, we can see that the focus of the BNCC is to privilege in the teaching of Portuguese language skills that seek to develop, at the end of basic education, the critical and reflective sense in the graduating student, so that he can be proficient in subjects relevant to his learning, ceasing to be just a spectator and becoming the protagonist of its future. The theoretical basis of this study was based on consultations in official documents such as the 1988 Constitution and the Mistério da Educação e Cultura and BNCC , in addition to studies by Gil (2017), Corazza (2016), Gonçalves (2020) and Soares and Batista ( 2005). |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2501 |
Appears in Collections: | TCC - Tomé-Açu - Letras / Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As competências educacionais propostas para o ensino de língua portuguesa na educação básica | 557,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License