Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2506
Title: O cenário da pandemia da covid-19 nas escolas de ensino médio do município de Tomé-Açu, Pará, Brasil.
Advisor: JARDIM, Luciana Priscila Costa Macedo
Authors: FRANÇA, Bianca Souza
PANTOJA, Larissa Souza
Keywords: Processo de ensino-aprendizagem - Covid-19
Ensino - pandemia - ensino escolar
Escolas - desafios no ensino - Tomé-Açu
Ensino remoto - escolas de ensino médio - pandemia
Issue Date: 2022
Citation: FRANÇA, Bianca Souza; PANTOJA, Larissa Souza. O cenário da pandemia da covid-19 nas escolas de ensino médio do município de Tomé-Açu, Pará Brasil. Orientadora: Luciana Priscila Costa Macedo Jardim. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2022. Disponível em: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2506
Resumo: A pandemia do Covid-19 trouxe muitas mudanças na vida das pessoas, modificando em muitos sentidos o cotidiano delas, principalmente por conta das medidas preventivas da Covid, como o distanciamento social, o uso de máscaras, onde as pessoas tiveram que trabalhar e estudar a distância. Uma nova vivência começou a existir, e diante disso o presente trabalho foi elaborado para mostrar um pouco da realidade do ensino escolar durante a pandemia, com enfoque no ensino médio público e privado do município de Tomé-Açu, no estado do Pará. Para tanto, este trabalho teve como objetivo: analisar o cenário causado pela pandemia do COVID 19 no processo de ensino-aprendizagem para os professores e alunos das escolas de Ensino Médio Dr. Fábio Luz. Antônio Brasil e Nikkei do município de Tomé-Açu. O percurso metodológico deu-se por meio de uma pesquisa de campo nas escolas citadas para ouvir a direção, o apoio pedagógico, alunos e professores, com a utilização de questionários com perguntas abertas e fechadas, e observação para a construção desse estudo. Pretendeu-se com o presente trabalho destacar a importância do ensino escolar na vida do ser humano, e de todos aqueles envolvidos no ensino aprendizagem dos alunos. Além disso, demonstrar o papel da educação e seus desafios diante de uma pandemia, e quais possíveis soluções podem ser apresentadas diante da análise, e assim, contribuir para o crescimento de trabalhos acadêmicos que contribuam nessa área. Os resultados apontaram que, diante da falta de acesso à internet, falta de equipamentos eletrônicos adequado para auxílio nas aulas, não ter um ambiente propício aos estudos, a falta de acompanhamento dos professores nas aulas online, alguns alunos não tinham a assistência dos pais, e a muitos estudantes faltava o interesse para dedicarem-se aos estudos, com isso foi possível identificar as consequências do ensino remoto durante a pandemia nas escolas de ensino médio do município em questão, no qual se evidenciou a falta de ensino de qualidade às camadas sociais, o não aprendizado dos alunos durante esse período por conta dos problemas do cenário atual.
Abstract: The Covid-19 pandemic has brought many changes to people's lives, modifying their daily lives in many ways, mainly because of Covid's preventive measures, such as social distancing, the use of masks, where people had to work and study distance. A new experience began to exist, and in view of that, the present work was prepared to show a little of the reality of school education during the pandemic, focusing on public and private high schools in the municipality of Tomé-Açu, in the state of Pará. Therefore, this work aimed to: analyze the consequences caused by the COVID 19 pandemic in the teaching-learning process for teachers and students of high schools in the city of Tomé-Açu. To analyze the scenario caused by the COVID 19 pandemic in the teaching-learning process for teachers and students of high schools in the city of Tomé - Açu. The methodological course took place through a field research in the mentioned schools to listen to the direction, pedagogical support, students and teachers, using questionnaires with open and closed questions, and observation for the construction of this study. It was intended with the present work to highlight the importance of school teaching in the life of the human being, and of all those involved in the teaching and learning of students. In addition, to demonstrate the role of education and its challenges in the face of a pandemic, and what possible solutions can be presented in the face of analysis, and thus contribute to the growth of academic works that contribute in this area. The results showed that, given the lack of internet access, lack of adequate electronic equipment to help in classes, not having an environment conducive to studies, lack of monitoring by teachers in online classes, some students did not have the assistance of parents, and many students lacked the interest to dedicate themselves to studies, with this it was possible to identify the consequences of remote teaching during the pandemic in high schools in the municipality in question, in which the lack of quality education for the social strata was evidenced , the non-learning of students during this period due to the problems of the current scenario.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2506
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Licenciatura em Ciências Biológicas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons