Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2510
Title: Análise do conteúdo da temática evolução nos livros didáticos utilizados nas escolas de ensino médio do município de Tomé-Açu – Pará
Advisor: LIMA, Aline Medeiros
Authors: VIEIRA, Marcelly Priscyla de Almeida
Keywords: Teorias evolutivas
Biologia
Material didático
Educação
Evolução e religião
Issue Date: 2019
Citation: VIEIRA, Marcelly Priscyla de Almeida. Análise do conteúdo da temática evolução nos livros didáticos utilizados nas escolas de ensino médio do município de Tomé-Açu – Pará. Orientadora: Aline Medeiros Lima. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2019. Disponível em: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2510
Resumo: O presente trabalho, baseado na importância das Teorias Evolutivas para a formação científica dos estudantes, e reconhecendo que o Livro Didático (LD) é um dos materiais mais utilizados nas escolas para auxiliar nessa formação, objetivou identificar, analisar e discutir como o conteúdo de Evolução Biológica é abordado nos LDs do ensino médio no município de Tomé- Açu, Pará. Para isso, foram analisados os LDs de Biologia do terceiro ano de duas das três escolas de nível médio da cidade. Com o intuito de obter informações de como os professores conceituam o LD de Biologia utilizado por eles na escola, em específico o tema Evolução Biológica, foi aplicado um questionário com perguntas abertas, nas quais as respostas precisavam de opinião ou explicação e perguntas fechadas, onde a resposta se restringiam a “sim” ou “não”. A partir da analise dos livros foi possível observar que os mesmo abordam a temática Evolução de maneira insatisfatória, ou seja, o tema foi pouco explicado pelo autor e apresenta o conteúdo incompleto. Os dados obtidos a partir da resposta dos professores demonstram que estes utilizam o LD como material de apoio para as aulas e conceituam como regular e bom a forma como o tema é abordado no LD. Conclui-se que os LDs apresentam lacunas quanto a abordagem do conteúdo de Evolução Biológica, seja na ausência de explicações ou no enfoque em conceitos considerados importantes para o seu entendimento.
Abstract: The present tudy, besides being based on the importance of the Evolutionary Theories for the students's scientific formation and to recognize that the Didactic Book (DB) is one of the materials most used in the schools to assist in this formation, aimed to identify, analyze and discuss how the content of Biological Evolution is addressed in the DBs of high school in the city of Tomé-Açu, Pará. For this, it is analyzed the DBs of Biology of the third year of two high schools in the city. In order to obtain information about how teachers conceptualize the DB of Biology used by them in school, specifically the topic of Biological Evolution, A questionnaire with open questions was applied, in which the answers needed opinion or explanation and closed questions, where the answer was restricted to “yes” or “no”. From the analysis of the books, it was possible to observe that they approach the theme of Evolution in an unsatisfactory way, that is, the theme was only quoted or even misplaced by the author and presents incomplete content. The data obtained from the teachers' responses demonstrate that they use the DB as support material for the classes and conceptualize as regular and good the way the subject is approached in the book. It is concluded that the DBs present gaps regarding the approach of the biological evolution content, either in the absence of explanations or in the focus on concepts considered important for their understanding.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2510
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Licenciatura em Ciências Biológicas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons