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Title: Educação ambiental, um estudo de caso das práticas pedagógicas dos professores no ensino fundamental do município de Tomé-Açu/ PA
Advisor: CORREIA, Carlos Alberto
Authors: ALMEIDA, Daniely da Silva
ROCHA, Ozinere de Castro
Keywords: Educação Ambiental - desenvolvimento sustentável
Professor - dificuldades no ensino
Práticas pedagógicas
Ensino Fundamental - Tomé-Açu
Issue Date: 2019
Citation: ALMEIDA, Daniely da Silva; ROCHA, Ozinere de Castro. Educação ambiental, um estudo de caso das práticas pedagógicas dos professores no ensino fundamental do município de Tomé-Açu/ PA. Orientador: Carlos Alberto Correia 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2019. Disponível em: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2520
Resumo: A Educação Ambiental como um eixo do desenvolvimento sustentável, procura em sua base alternativas para a promoção, por meio de conteúdos e atitudes, e de ações que visam contribuir de maneira positiva com o meio ambiente perante as problemáticas das crises ambientais na sociedade. Nessa perspectiva é importante observar que a Educação Ambiental abrange várias áreas do saber podendo ser aplicada de forma interdisciplinar. Porém, o nosso foco é o ambiente escolar. Nesse sentido, a problemática que visamos responder pautou- se pela seguinte pergunta: Quais são as principais práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental do município de Tomé-Açu? Como se pratica o ensino de Educação Ambiental no ensino fundamental? O intuito do estudo foi verificar a ocorrência destas práticas pedagógicas no ensino de Educação Ambiental em quatro escolas de ensino fundamental (pública e particular) do município, assim como as dificuldades dos professores no ensino dos conceitos propostos pelas diretrizes de Educação Ambiental. A metodologia se estruturou a partir de uma pesquisa descritiva, e propôs a coleta de dados a partir de 43 questionários com professores atuantes nessas escolas. Assim, a natureza da pesquisa tratou de elementos quantitativos e qualitativos. Os resultados evidenciam que às dificuldades encontradas para a efetivação do ensino de Educação Ambiental para educação fundamental se pauta na falta de recursos materiais e didáticos na unidade de ensino escolar, assim como o desconhecimento destes materiais pelos professores; Destaca-se também a ausência de interação entre os docentes, em uma perspectiva interdisciplinar, para promoção de temáticas que ampliem ou promovam o desenvolver em Educação Ambiental. Sobre as metodologias e estratégias de ensino aplicadas pelos professores e coordenadores destas unidades, a palestra e projeto são mais recorrentes. Portanto, conclui-se que ainda há muitos desafios a serem vencidos para introduzir a Educação Ambiental no cotidiano escolar, uma vez que é necessário romper com práticas isoladas existentes neste meio de ensino.
Abstract: The Environmental education as an axis of sustainable development, looks for in its basis, alternatives for promotions by contents and attitudes of actions that aims contribute in a positive way with environment towards the environmental crisis in society. In this perspective is important observe that Environmental Education covers many areas from knowledge could be applied in interdisciplinary way. Although our focus is the school environment. In this sense, the problematic we aim answer is based on the following question: Which are the main pedagogical practice of teachers of elementary school on Tomé-Açu County? How is practiced the Environmental teaching for elementary school? The intention of the study was verify the occurrence of this pedagogical practice on Environment teaching on t elementary schools (public and private) on the county, also the difficulties of the teachers on the teaching of proposed concepts by the Environment guidelines. The methodology was structured by a descriptive research and proposes the data collection by 43 questionnaires with acting teachers in these schools. So, the nature of the research deals with quantitative and qualitative elements. The results evidence that the difficulties founded for effective Environment teaching for elementary school it prompts on the lack of material and didactic resources on the school unity, as well as the unfamiliarity from the teachers to these materials. Stands out also the absence of interaction between teachers in interdisciplinary perspective for themes promoting that enlarge the developing in Environmental teaching. About the methodologies and strategies of teaching applied by the teachers and coordinators from these school unities, the lecture and project are recurrent. Therefore concludes that still there many challenges to be won to introduce the Environmental teaching on school routine, once it is necessary to break with isolated practice existents in this teaching context. Key-words: Environmental Education; Teacher; Pedagogical Practice; Elementary Education
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2520
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