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Title: Engenharia de Produção no mercado dos esportes eletrônicos (esports)
Advisor: LUCAS, Ruan Eduardo Carneiro
Authors: MARINHO, Renan Correa
Keywords: Engenharia de Produção
Esportes eletrônicos
Oportunidades de atuação
Matriz SWOT
Issue Date: 2022-11-17
Publisher: UFRA/Campus Parauapebas
Citation: MARINHO, .Renan Correa Engenharia de Produção no mercado dos esportes eletrônicos (esports):identificação de oportunidades de atuação Orientado: Ruan Eduardo Carneiro Lucas. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Rural da Amazônia ,Campus Parauapebas, Parauapebas , 2022.
Resumo: A indústria de jogos eletrônicos tem crescido a cada ano que passa de forma exponencial. Embora haja um faturamento gigantesco, a estrutura organizacional existente ainda apresenta limitações, que impedem o maior crescimento desse mercado. Assim, este trabalho teve como objetivo geral identificar oportunidades de atuação para o Engenheiro de Produção no mercado de esportes eletrônicos (eSports). Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental a respeito do atual momento do mercado, além da análise econômica de duas modalidades especificas de gamers: MOBA e FPS. A partir disso, foi identificado o potencial econômico, foi realizada uma análise do mercado alicerçada na Matriz de SWOT e mapeada a estrutura das organizações. Para isso, foram consultadas fontes especializadas no assunto eSports, a fim de obter um panorama de potenciais oportunidades de atuação para o Engenheiro de Produção, sobretudo para jovens recém-formados que tem dificuldades de se relacionar nos moldes mais tradicionais da indústria. Os resultados mostraram que se trata de um mercado com grande potencial econômico, mas que ainda apresenta problemas estruturais e organizacionais. Identificou-se também que as estruturas das organizações permitem a atuação do engenheiro em áreas como: estrutural/organizacional, de desenvolvimento de jogos e de gestão informacional, associada, principalmente a ferramentas de análise, como o business intelligence. Além da possibilidade de atuação nos aspectos logísticos, financeiros, na área de marketing, organização e gestão do modelo de negócios. Concluiu-se, portanto, que há oportunidades para desenvolvimento profissional do engenheiro de produção e espaços para possíveis especializações, além da possibilidade de atuação em diferentes nichos não explorados, como o mercado de jogos de celulares que está em crescente ascensão.
Abstract: The video game industry has grown exponentially with each passing year. Although there is huge revenue, the existing organizational structure still has limitations, which prevent further growth in this market. Thus, this work had the general objective of identifying opportunities for the Production Engineer in the electronic sports (eSports) market. Therefore, a bibliographic and documentary research was carried out about the current market moment, in addition to the economic analysis of two specific gamers modalities: MOBA and FPS. From this, the economic potential was identified, a market analysis was carried out based on the SWOT Matrix and the structure of organizations was mapped. For this, specialized sources on the subject of eSports were consulted, in order to obtain an overview of potential opportunities for action for the Production Engineer, especially for young graduates who have difficulties in relating in the more traditional ways of the industry. The results showed that it is a market with great economic potential, but that still presents structural and organizational problems. It was also identified that the structures of organizations allow the engineer to act in areas such as: structural/organizational, game development and information management, associated mainly with analysis tools, such as business intelligence. In addition to the possibility of acting in the logistical and financial aspects, in the area of marketing, organization and management of the business model. It was concluded, therefore, that there are opportunities for the professional development of the production engineer and spaces for possible specializations, in addition to the possibility of acting in different unexplored niches, such as the mobile game market that is on the rise
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2533
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