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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2552
Title: | Práticas pedagógicas na educação do campo: desafios na trajetória dos professores das escolas dos setores “e” E “f” Do município de São Domingos do Capim - Pa. |
Advisor: | CARDOSO, Jefferson Luís Silva http://lattes.cnpq.br/0329641289741578 |
Authors: | SILVA, Dalvina Conceição da |
Keywords: | Prática pedagógica Educação do campo Formação docente Ensino-aprendizagem Education of the field Educational practice Teacher training |
Issue Date: | 2021-12-28 |
Publisher: | Ufra/Campus Tomé-Açu |
Citation: | SILVA, Dalvina Conceição da. Práticas pedagógicas na educação do campo: desafios na trajetória dos professores das escolas dos setores “e” E “f” Do município de São Domingos do Capim - Pa. Orientador: Jefferson Luís Silva Cardoso. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2552. Acesso em: . |
Resumo: | Este trabalho aborda a prática pedagógica de professores da educação do campo, levando em consideração saberes e conhecimentos próprios dos territórios do campo e que influenciam o ensino e aprendizagem dos alunos. Tem por objetivo discutir a prática docente e seus desafios no cotidiano das escolas do campo dos setores E e F e a relação destas com a realidade campesina. Este estudo cita em seu referencial teórico autores relevantes que abordam a Educação do Campo em seus estudos, entre os quais estão Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Salomão Haje e Mônica Molina. A metodologia usada parte da pesquisa de campo, estudo bibliográfico e documental; no uso dos métodos quantitativos com indícios qualitativos na análise interpretativa dos dados. Na coleta de dados foi usado o questionário semiaberto enviado aos professores atuantes no espaço rural do município de São Domingos do Capim – PA. Tem como pergunta problema: como os desafios vivenciados na prática pedagógica da escola do campo podem ser a base para uma nova práxis? A partir da análise dos questionários, é possível perceber que: os professores acreditam que a educação do campo é desenvolvida na medida do possível; as práticas pedagógicas tentam se articular a realidade da escola do campo; uso de metodologias diferenciadas para promover experiências diversas; os professores precisam de formações continuadas direcionadas a escola do campo; e, por fim, o principal desafio da escola do campo reside na adequação dos currículos escolares. É importante compreender a realidade da educação do campo no sentido de implementar ações que promovam, de fato, a qualidade da educação de que tanto se fala. |
Abstract: | This paper is about the use of pedagogical techniques used by teachers in the education of the field, taking into consideration specific knowledge that makes influences the teaching and learning process. It aims to discuss the teaching practice and its challenges in the daily life of rural schools in sectors E and F and their relationship with the field reality. This study cites in its theoretical framework relevant authors that address rural education, among which are: Miguel Arroyo, Roseli Caldart, Salomão Hage e Mônica Molina. This is a field research bibliographical documentary study. That uses quantitative methods with a qualitative approach in the data interpretation. Mixed surveys were used for data collection, sent to teachers working in the rural town of São Domingos do Capim – Pará, Brazil. The research question is how can the challenges experienced in the pedagogical practices be the basis for a new praxis in rural schools? After analysis, it was perceived that teachers believe that rural education is possible, although limited; and the pedagogical techniques used are tied to the reality of the school; they may use different forms of approach to provide diversified experiences in the learning process; the teachers need continuous training aimed at rural education; in conclusion, the main obstacle is to fulfill the syllabus. It is important to perceive the situation in which education takes place in rural areas, so it can be possible to promote actions that might actually improve the teaching and learning practice. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2552 |
Appears in Collections: | TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente |
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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO.pdf | 332,24 kB | Unknown | View/Open |
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