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Title: Percursos formativos da docência para educação de surdos no município de Tomé-Açu/Pa.
Advisor: ABREU, Walber Gonçalves de
Authors: GONÇALVES, Diana Eva Oliveira
Keywords: Educação de surdos
Educação bilíngue
Formação de professores
Teacher training
Bilingual education
Deaf person
Issue Date: 2021-12-22
Publisher: Ufra/Campus Tomé-Açu
Citation: GONÇALVES, Diana Eva Oliveira. Percursos formativos da docência para educação de surdos no município de Tomé-Açu/Pa. Orientador: Walber Gonçalves de Abreu. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé-Açu, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2553. Acesso em: .
Resumo: Este constructo aplicado foi desenvolvido a partir dos caminhos percorridos na pesquisa de pós-graduação, a qual objetivou discutir a formação de professores da Educação Básica que atuam com alunos surdos na rede municipal e estadual do município de Tomé-Açu/PA. Para isso, buscou-se dialogar com teóricos como Skliar (1997) e Wilcox e Wilcox (2005), a fim de realizar uma análise sobre o ser surdo, bem como Skliar (1999) para abordar a educação bilíngue como “paradigma oposicional”, perpassando pela formação de professores, em um percorrer histórico e amplo com base em Tardif e Lessard (2008) e Saviani (2009), alcançando um caráter específico da formação para a educação de Surdos em Lacerda, Lodi e Caporali (2004), dentre outros que contribuíram no decorrer da pesquisa. Os percursos metodológicos, com base nos estudos de Severino (2013), Gil (2002), se caracterizaram em um estudo de caso, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, estabelecendo as análises com base na revisão da literatura disposta sobre questões identitárias e educacionais dos sujeitos surdos, bem como acerca da formação docente. Para fins de coletar dados, realizou-se, ainda, a aplicação de questionário semiestruturado, com o desígnio de pesquisar e problematizar a formação desses profissionais no que tange a educação de surdos mediante uma análise interpretativa. Neste sentido, as reflexões apontaram para as necessidades formativas da docência, desde a formação inicial até os mais elevados níveis de instrução destes profissionais; indicando, ainda, possibilidades formativas para atender as especificidades dos alunos surdos, contribuindo para efetivação de práticas bilíngues na educação do munícipio.
Abstract: This applied construct was developed from the paths followed in the postgraduate research, which aimed to Discuss the basic education teacher formation who work with deaf students in the municipal and state network of the city of Tomé-Açu/PA. For this, we sought to dialogue with theorists such as Skliar (1997) and Wilcox and Wilcox (2005), in order to carry out an analysis of the deaf person, as well as Skliar (1999) to address bilingual education as an "oppositional paradigm" , passing through the formation of teachers, in a historical and wide range based on Tardif and Lessard (2008) and Saviani (2009), reaching a specific character of formation for the education of the Deaf in Lacerda, Lodi and Caporali (2004), among others who contributed during the research. The methodological paths, based on the studies of Severino (2013), Gil (2002), were characterized in a case study, of an exploratory nature and of a qualitative approach, establishing the analyzes based on the literature review available on identity and educational issues of deaf subjects, as well as on teacher training. In order to collect data, a semi-structured questionnaire was also applied, with the aim of researching and questioning the training of these professionals with regard to deaf education through an interpretive analysis. In this sense, the reflections pointed to the training needs of teaching, from initial training to the highest levels of instruction of these professionals; also indicating training possibilities to meet the specific needs of deaf students, contributing to the implementation of bilingual practices in education in the municipality.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2553
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