Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
Title: Tecnologias Assistivas Educacionais: tecnologias utilizadas como recursos metodológicos no aprendizado de educandos com dislexia do ensino fundamental
Advisor: MONTEIRO, Adna Melo
Authors: LIMA, Iracy Magalhães Braga
Keywords: Tecnologia assistiva educacional
Dislexia - Transtorno de aprendizagem
Ensino Fundamental - Educação de crianças
Ensino-aprendizagem - Métodos
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: LIMA, Iracy Magalhães Braga. Tecnologias Assistivas Educacionais: tecnologias utilizadas como recursos metodológicos no aprendizado de educandos com dislexia do ensino fundamental. Orientadora: Adna Melo Monteiro. 2022. 14 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional). - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre Tecnologias assistivas e a sua utilização como recursos metodológicos aplicados a educandos com dislexia. Indivíduos laudados com dislexia, apresentam conhecimento reduzido de rimas, escrita e leitura, que dificultam o aprendizado, a falta de metodologias ou recursos metodológicos adequados tendem a levar esses alunos há um desempenho ruim no aprendizado e contribui com um desanimo em relação ao ambiente escolar, estes alunos possuem dificuldades em relação a escrita, leitura, formação de palavras. Promovendo uma certa confusão em palavras com sentidos semelhantes, não conseguem fazer as leituras, fatos como estes podem comprometer o aprendizado desse aluno em relação aos demais colegas. A pesquisa objetivou identificar como a tecnolgias assistivas quepodem auxiliar alunos que evidenciam um quadro de dislexia e apresentar tecnologias que podem colaborar com o rendimento dos mesmos. Esta pesquisa é classificada de natureza bibliográfica, e entendeu-se a relevância de fazer buscas em sites de cunho cientifico, sites oficiais e periódicos. Como resultado a pesquisa apresentou tecnologias assistivas que ao serem utilizadas como recursos metodológicos podem ampliar o aprendizado dos educandos com dislexia. A pesquisa apresentou recursos como: Software de conversação de texto para voz, utilitário de mapeamento mental, canetas de leitura manual, tabletes, smartphone e aplicativos. Essas tecnologias que tem o objetivo de contribuir com desempenho escolar de pessoas com dislexia. Essas pessoas possuem comprometimento na forma de aprender a ler e escrever.
Abstract: This paper presents a research on Assistive Technology and its use as methodological resources applied to students with dyslexia. Individuals with dyslexia have reduced knowledge of rhymes, writing and reading, which hinders learning, the lack of methodologies or appropriate methodological resources tends to lead these students to a poor performance in learning and contributes to a discouragement in relation to the school environment, these students have difficulties in relation to writing, reading, word formation. Promoting a certain confusion in words with similar meanings, they can not do the readings, facts like these can compromise the learning of this student in relation to other classmates. The research aimed to identify how the assistive technologies can help students who show a picture of dyslexia and present technologies that can collaborate with their performance. This research is classified as bibliographic, and it was understood the relevance of searching scientific sites, official sites and periodicals. As a result, the research presented assistive technologies that, when used as methodological resources, may increase the learning of students with dyslexia. The research presented resources such as: text-to-speech software, mind mapping utilities, manual reading pens, tablets, smartphones and applications. These technologies have the objective of contributing to the school performance of people with dyslexia. These people are compromised in the way they learn to read and write.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2574
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.