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Title: Avaliação do Protocolo VB-MAPP para a construção do PEI de uma criança com TEA no Ensino Infantil
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: SILVA, Aline Monteiro da
Keywords: Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Crianças
Plano Educacional Individualizado (PEI)
Protocolo VB-MAPP
Professores - Formação continuada
Educação infantil - Práticas pedagógicas
Educação inclusiva
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: SILVA, Aline Monteiro da. Avaliação do Protocolo VB-MAPP para a construção do PEI de uma criança com TEA no Ensino Infantil. Orientadora: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 23 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional). - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: Pesquisas recentes revelam que o número de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem crescendo nas salas de aulas comuns e que a formação continuada dos professores que estão recebendo esses alunos está em desvantagem ao se levar em consideração a porcentagem de alunos matriculados. O objetivo desse trabalho é elaborar um Plano Educacional Individualizado (PEI) para uma criança com TEA inserida no ensino infantil regular utilizando como instrumento o protocolo VB-MAPP, que nada mais é do que um instrumento de avaliação dos marcos de desenvolvimento para crianças de 0 à 4 anos de idade. Trata-se de um estudo de caso com uma criança de 3 anos que estava matriculada em uma escola particular na cidade de Belém do Pará. O estudo foi concluído em 6 sessões onde: a 1a sessão foi uma Entrevista Familiar Exploratória Situacional, a 2a sessão foi uma Anamnese respondida pela mãe, da 3a a 5 a sessão foi feita a avaliação utilizando o protocolo VB-MAPP com a criança e a 6a avaliação foi feito uma devolutiva para a mãe da criança. Os resultados mostraram alguns déficits na área de linguagem e nas habilidades sociais do aluno.
Abstract: Recent research reveals that the number of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) has been growing in common classrooms and that the continuing education of teachers who are receiving these students is at a disadvantage when taking into account the percentage of students enrolled. The objective of this work is to develop an Individualized Educational Plan (IEP) for a child with ASD inserted in regular early childhood education using the VB-MAPP protocol as an instrument, which is nothing more than an instrument for evaluating developmental milestones for children from 0 to 4 years old. This is a case study with a 3-year-old child who was enrolled in a private school in the city of Belém do Pará. The study was concluded in 6 sessions where: the 1st session was a Situational Exploratory Family Interview, the 2nd session was an Anamnesis answered by the mother, from the 3rd to 5th session the evaluation was carried out using the VB-MAPP protocol with the child and the 6th evaluation, a feedback was made to the child's mother. The results showed some deficits in the language area and in the student's social skills.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2581
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