Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/259
Title: | A importância do uso das tecnologias no processo ensino aprendizagem da educação infantil na era digital |
Advisor: | MORAES, Antônia Lemos Braga de |
Authors: | SOUSA, Maria Marta Silva |
Keywords: | Educação Infantil - Tecnologias Educação infantil - Avanços tecnológicos Prática pedagógica Tecnologias digitais |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo Novo Repartimento |
Citation: | A importância do uso das tecnologias no processo ensino aprendizagem da educação infantil na era digital. Orientador: Antônia Lemos Braga de Moraes. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Novo Repartimento, PA, 2017. |
Resumo: | Analisando a realidade atual percebe se que com os avanços tecnológicos e com a globalização, surge a necessidade do aperfeiçoamento das habilidades para utilização de equipamentos tecnológicos. O desenvolvimento das habilidades e competências na área da tecnologia observando que se os pais acreditam ser importante que seus filhos frequentem escolas onde a informática consta no currículo, aos profissionais educadores é necessário mudança frente a esta nova realidade escolar, e os professores devem rever seus conceitos, sua prática pedagógica e até mesmo sua insegurança diante da possibilidade de aceitação do trabalho pedagógico ser organizado a partir do auxílio de instrumentos tecnológicos avançados. E a criança compreende a importância do seu papel na família, na escola e na sociedade, quando é valorizada como ser ativo e autônomo, onde são os, adultos, pais e professores, enfim, os modelos de aprendizagem de cada criança, já que ela nos tem como principais exemplos, durante esta fase de seu crescimento e desenvolvimento. O professor necessita saber lidar com as tecnologias digitais, a fim de promover a interatividade, a ajuda mútua que contribuam no desenvolvimento das crianças. Na Educação Infantil, o uso dessas tecnologias deve ter um caráter educativo, por isso precisam estar inseridas no projeto político pedagógico da escola, uma vez que as tecnologias digitais não devem ser entendidas como ferramentas, mas como proposta pedagógica, contribuindo em aprendizagens relevantes e socialmente significativas. Contudo, as práticas pedagógicas e os paradigmas educacionais de investigação e instruções, assim como os modelos de formação tecnológicas no meio educacional podem ser adaptadas nas perspectivas do pensamento e das diferentes teorias da aprendizagem, ou seja, as orientações metodológicas e curriculares, as práticas, derivam e fundamentam-se, pois, nas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, sendo, então, os seus pilares a Filosofia e a Psicologia, dentre outros. |
Abstract: | Analyzing the current reality, one realizes that with technological advances and globalization, there is a need to improve the skills to use technological equipment. The development of skills and competences in the area of technology, observing that if parents believe that it is important for their children to attend schools where the information in the curriculum is present, it is necessary for teachers to change in the face of this new school reality, and teachers should review their concepts , Their pedagogical practice and even their insecurity before the possibility of acceptance of the pedagogical work be organized from the aid of advanced technological instruments. And the child understands the importance of its role in the family, school and society, when it is valued as an active and autonomous being, where the adults, parents and teachers are, in fact, the learning models of each child, since it We have as main examples, during this phase of its growth and development. The teacher needs to be able to deal with digital technologies in order to promote interactivity and mutual help that contribute to the development of children. In Child Education, the use of these technologies must have an educational character, so they must be inserted in the school's pedagogical political project, since digital technologies should not be understood as tools, but as a pedagogical proposal, contributing to relevant and social learning Significant. The pedagogical practices and the paradigms of investigation and instruction, as well as the technological training models can be adapted in the perspectives of the thought and the different theories of learning, that is, the methodological and curricular guidelines, the practices, derive and are based, Therefore, in the theories of learning and development, being, then, its pillars Philosophy and Psychology, among others. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/259 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTANCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM....pdf | 454,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License