Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2594
Title: Os desafios para o ensino da administração e da contabilidade no contexto do ensino remoto emergencial (ERE).
Advisor: SILVA, Irisneia Brito e
Authors: CARVALHO, Josué de Lima
Keywords: Administração - Ensino
Contabilidade - Ensino
Ensino remoto emergencial (ERE)
Formação docente
COVID-19
Issue Date: 2023-01-18
Publisher: Ufra/Campus Tomé-Açu
Citation: CARVALHO, Josué de Lima. Os desafios para o ensino da administração e da contabilidade no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). Orientadora: Irisnéia Brito e Silva. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2594. Acesso em: .
Resumo: O processo de ensino e aprendizado sempre foi marcado por desafios, desafios esses que por muito se comportam como barreiras no processo. no ano de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a situação de pandemia da Covid-19, doença que é provocada pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2). A partir deste momento, a vida no mundo todo mudou e impactou diretamente na configuração do trabalho, e neste caso de professores de IESs públicas e privadas da capital do estado do Pará. Em relação à nova configuração do trabalho modificada, pois foi preciso continuar ministrando aulas na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE), no modelo de home office. Portanto, com base na contextualização, este trabalho objetivou verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores do curso de administração e ciências contábeis nas instituições de ensino na região metropolitana de Belém, no processo de implementação e manutenção do ensino remoto emergencial (ERE) em meio à situação de pandemia. Para a realização deste estudo se realizou primeiramente um estado da arte na base de dados da Scopus, utilizando as palavras-chaves “Remote teaching”, “COVID-19”, “challenges”, através da busca se encontrou 105 artigos relacionados, sendo que destes 10 estavam em prelo, tomando assim a base dados para 95 artigos. Para a pesquisa prática com os docentes se utilizou de um questionário com 17 questões que serão analisados de forma quali e quantitativa, os resultados estão em contraste com o resultado da bibliometria relacionada ao tema, na identificação de similaridades, distinções e aprendizados. Dentre os resultados o estado da arte demonstrou diversas experiencias práticas diante do contexto do ensino remoto emergencial (ERE) em experiencias em cursos de saúde, engenharia, ensino de matemática e ensino de línguas. Dentre os resultados do questionário os docentes enxergam maior tempo gasto com o preparo das aulas, nem sempre recebendo uma contrapartida satisfatória, os docentes também compreendem haver um certo prejuízo na aprendizagem dos alunos e que a questão socioeconômica deste aluno influencia em sua na aprendizagem percebida, tais informações se assemelham a literatura levantada, principalmente quando questionados sobre as disciplinas que mais apresentam dificuldade no modelo remoto emergencial (ERE) ao elencar disciplinas práticas e disciplinas relacionadas a cálculo. Sugere-se para a resposta de lacunas ainda em aberto estudos que possam compreender as limitações, desafios e possibilidades no modelo de ensino híbrido, que se ajusta para substitui o ensino remoto.
Abstract: The teaching and learning process has always been marked by challenges, challenges that for a long time behave as barriers in the process. In 2020, the World Health Organization (WHO) announced the pandemic situation of Covid-19, a disease that is caused by the new coronavirus (Sars-Cov-2). From that moment on, life around the world changed and had a direct impact on the configuration of work, and in this case of professors from public and private HEIs in the capital of the state of Pará. classes in the Emergency Remote Teaching (ERE) modality, in the home office model. Therefore, based on contextualization, this work aimed to verify and explain the main challenges faced by professors of the administration and accounting sciences course in educational institutions in the metropolitan region of Belém, in the process of implementing and maintaining emergency remote teaching (ERE) in amid the pandemic situation. To carry out this study, a state of the art was first carried out in the Scopus database, using the keywords “Remote teaching”, “COVID-19”, “challenges”, through the search, 105 related articles were found, and 105 related articles were found. of these 10 were in press, thus taking the database for 95 articles. For the practical research with the professors, a questionnaire with 17 questions was used that will be analyzed in a qualitative and quantitative way, the results are in contrast with the result of the bibliometrics related to the theme, in the identification of similarities, distinctions and learning. Among the results, the state of the art demonstrated several practical experiences in the context of emergency remote teaching (ERE) in experiences in health, engineering, mathematics and language teaching courses. Among the results of the questionnaire, teachers see more time spent preparing classes, not always receiving a satisfactory counterpart, teachers also understand that there is a certain loss in student learning and that the socioeconomic issue of this student influences their perceived learning, such information is similar to the literature surveyed, especially when asked about the subjects that present the most difficulty in the emergency remote model (ERE) when listing practical subjects and subjects related to calculus. It is suggested, for the answer to gaps still open, studies that can understand the limitations, challenges and possibilities in the hybrid teaching model, which is adjusted to replace remote teaching.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2594
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS DESAFIOS PARA O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO E DA CONTABILIDADE...pdf3,46 MBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons