Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2599
Title: Transtorno do Espectro Autista (TEA): as dificuldades e desafios na atualidade.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: FONSECA, Cynira Claudia Pereira
Keywords: Transtorno do espectro do autista
Educação inclusiva
Aluno Autista - Ensino
Educação infantil - Métodos educacionais
Desafios e dificuldades - Alunos com TEA
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: FONSECA, Cynira Claudia Pereira. Transtorno do Espectro Autista (TEA): as dificuldades e desafios na atualidade. Orientador: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 28 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: O presente artigo de conclusão do curso trata da temática O Transtorno do espectro do autista, as dificuldades e os desafios na atualidade. Para essa pesquisa adotou-se o método de pesquisa bibliográfica como principal referencial teórico Bianchi (2017) que trata dos desafios e das possibilidades encontradas com os alunos do espetro do autismo na sala regular, ele mostra três grandes dificuldades dos alunos autistas que seria a comunicação, a retração e as relações sociais, sua pesquisa analisa as possibilidades, e as dificuldades dos docentes para incluir os alunos autistas. Paula e Peixoto (2019) trata de promover uma reflexão acerca das concepções históricas que têm influenciado o processo de inclusão destes alunos. Jesus (2021) apresenta uma discussão em conhecer a inclusão dos alunos com TEA dentro da sala de aula regular. Esta pesquisa tem por objetivo investigar se os alunos com TEA na educação infantil estão desenvolvendo mediante aos desafios enfrentados na atualidade, já que existem métodos que os ajudam a desenvolver, mas que nem sempre os responsáveis estão dispostos a ajudar e os educadores não estão preparados para esses desafios. Os métodos supracitados a serem utilizados, farão com que os alunos dentro do Espectro, consigam ter uma vida social independente. Como metodologia utilizou-se as revisões bibliográficas citadas, a partir dos levantamentos das literaturas, destacam-se as dificuldades dos profissionais da educação infantil para fazer a inclusão adequada, metodologias ultrapassadas e falta de recurso das escolas e das famílias. Temos como resultado que as escolas precisam preparar seus profissionais com educação continuada.
Abstract: This course conclusion article deals with the theme Autism Spectrum Disorder, the difficulties and challenges today. For this research, the method of bibliographic research was adopted as the main theoretical reference Bianchi (2017) that deals with the challenges and possibilities found with students on the autism spectrum in the regular classroom, he shows three major difficulties of autistic students that would be communication, retraction and social relationships, his research analyzes the possibilities and difficulties of teachers to include autistic students. Paula and Peixoto (2019) tries to promote a reflection on the historical conceptions that have influenced the process of inclusion of these students. Jesus (2021) presents a discussion on knowing the inclusion of students with ASD within the regular classroom. This research aims to investigate whether students with ASD in early childhood education are developing through the challenges faced today, since there are methods that help them to develop, but those responsible are not always willing to help and educators are not prepared to these challenges. The aforementioned methods to be used, will make the students within the Spectrum, be able to have an independent social life. As a methodology, the cited bibliographic reviews were used, from the literature surveys, the difficulties of early childhood education professionals to make the proper inclusion, outdated methodologies and lack of resources of schools and families stand out. As a result, schools need to prepare their professionals with continuing education.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2599
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Transtorno do Espectro Autista (TEA) - as dificuldades e desafios na atualidade.pdf312,35 kBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons