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Title: Reconstrução social e educacional inclusiva: relato de experiência no Programa de Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional da Universidade Federal Rural da Amazônia
Advisor: ZISSOU, Andrea da Silva Miranda
Authors: AZEVEDO, Flávia Carolina Castro
Keywords: Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão socioeducacional
Atendimento Educacional Especializado- AEE
Pós-graduação em Educação Especial e Inclusão Sócioeducacional da Universidade Federal Rural da Amazônia - Análise
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: FLÁVIA Carolina Castro Azevedo. Reconstrução social e educacional inclusiva: relato de experiência no Programa de Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional da Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientadora: Andrea da Silva Miranda Zissou. 2022. 25 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: A escolarização de alunos que são público alvo da educação especial tem sido tema de várias pesquisas que objetivam discutir meios para que a inclusão educacional e social se efetive. Para que as instituições de ensino não sejam apenas espaços pra socialização mas também espaços de construção de conhecimento é fundamental a atuação de profissionais que reflitam sobre a sua prática e entendam que a educação especial não se resume apenas ao Atendimento Educacional Especializado- AEE. Neste processo de reflexão e atuação com vistas a educação para todos, a formação continuada é fundamental. Entretanto, nem todas as formações propiciam conhecimentos que vislumbram uma verdadeira escolarização das pessoas que tem diversidades físicas, sensoriais, cognitivas, intelectuais ou múltiplas. Objetiva-se com esta pesquisa explicitar um relato de experiência do qual a partir das vivências realizadas nas aulas, despertou na autora o interesse em relatar a importância na reconstrução social e educacional do curso de Pós-graduação lato senso em Educação Especial e Inclusão Sócioeducacional do Programa de Pós-graduação em Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. A pesquisa ressalta a importância de desmistificar o olhar da sociedade perante as pessoas com deficiência, Transtorno do espectro do autismo, Altas habilidades e superdotação e Transtornos de aprendizagem. O relato de experiência teve como base estudos teóricos- metodológicos em que foi possível destacar a importância deste no fazer profissional dos cursistas. Consideramos que a tal especialização é muito importante para a universidade e para a sociedade, pois qualifica profissionais verdadeiramente inclusivos e reflexivos sobre novas formas de ensinar e aprender, formas estas fundamentais para que a inclusão aconteça.
Abstract: limited to Specialized Educational Assistance - AEE. In this process of reflection and action with a view to education for all, continuing education is essential. However, not all training courses provide knowledge that envisages a true schooling of people who have physical, sensory, cognitive, intellectual or multiple diversities. The objective of this research is to explain an experience report which, based on the experiences carried out in the classes, aroused the author's interest in reporting the importance in the social and educational reconstruction of the lato sensu Postgraduate course in Special Education and Socio-educational Inclusion of the Postgraduate Program in Inclusion and Accessibility at the Federal Rural University of the Amazon - UFRA. The research highlights the importance of demystifying society's view of people with disabilities, Autism Spectrum Disorder, High Abilities and Giftedness and Learning Disorders. The experience report was based on theoretical-methodological studies in which it was possible to highlight its importance in the professional practice of the course participants. We consider that such specialization is very important for the university and for society, as it qualifies professionals who are truly inclusive and reflective about new ways of teaching and learning, ways that are fundamental for inclusionto happen.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2601
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