Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2606
Title: Relato de experiência no SAEE, Instituto Felipe Smaldone na Prática de Ensino - Aprendizagem nas Artes Visuais e na Amazônia
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: VIANA, Fernanda de Abreu Lucena
Keywords: Artes Visuais - Ensino-aprendizagem - Métodos
Tecnologia assistiva - Uso
Instituto Felipe Smaldone (IFS)
Educação especial
Educação bilíngue
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: VIANA, Fernanda de Abreu Lucena. Relato de experiência no SAEE, Instituto Felipe Smaldone na Prática de Ensino - Aprendizagem nas Artes Visuais e na Amazônia. Orientadora: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 37 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, Pa, 2022.
Resumo: O artigo é um relato de experiência no Instituto Felipe Smaldone com um trabalho voluntário na aprendizagem em arte- educação com a comunidade surda escolar. Onde participaram quatro turmas do ensino fundamental I: segundo ano, turma 1A e 2B, turma única com autista do terceiro ano e turma do quarto ano. Em que foi desenvolvido as aulas prática no primeiro semestre de 2019. Assim, as mesmas, tiveram as aulas práticas em Artes Visuais com uma ação interdisciplinar, com a pedagogia, e libras. E também com a Tecnologia Assistiva para apoio no ensino inclusivo em complementar as Artes Visuais na tradução bilíngue. Assim, o relato deflagra o ensino- aprendizagem em Artes com a ação em sala com a inclusão em ensino especial da educação e bilíngues.
Abstract: The article is an experience report at Instituto Felipe Smaldone with volunteer work in art-education learning with the deaf school community. Four classes of elementary school I participated: second year, class 1A and 2B, single class with autistic in the third year and fourth year class. In which the practical classes were developed in the first half of 2019. Thus, they had practical classes in Visual Arts with an interdisciplinary action, with pedagogy, and Libras. And with the Assistive Technology to support inclusive teaching in complementing the Visual Arts in the bilingual translation. If, whit the report triggers the teaching-learning in Arts with the action in the classroom with the inclusion in special education of education and bilinguals.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2606
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relato de experiência no SAEE, Instituto Felipe Smaldone na Prática de Ensino.pdf1,29 MBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons