Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2618
Title: A utilização de materiais didáticos no ensino médio: perspectivas do ensino remoto emergencial.
Advisor: FARIAS, Larissa Sato
Authors: ABRAHIN, Júlio Silva
POMPEU, Natalia Beatriz da Silva
Keywords: Ensino remoto emergencial
Material didático - Mídia digital
Covid-19 - Pandemia
Ensino médio - Métodos de aprendizagem
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: ABRAHIN, Julio Silva; POMPEU, Natalia Beatriz da Silva. A utilização de materiais didáticos no ensino médio: perspectivas do ensino remoto emergencial. Orientador: Larissa Sato Farias; Tiago Lobato de Souza. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2618. Acesso em: .
Resumo: Em dezembro de 2019, houve a descoberta de um novo vírus, o SARS-CoV-2, que originou a doença denominada Covid-19. O crescimento acelerado de tal vírus acarretou uma pandemia, que obrigou a população mundial a adotar o regime de isolamento social. Com a implementação brusca do Ensino Remoto Emergencial no setor educacional, o presente trabalho objetiva analisar como ocorreu a utilização de materiais didáticos para o ensino médio no referido contexto. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa nos anais das duas últimas edições do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Concluiu-se que a pandemia influenciou na elaboração de trabalhos que objetivam relatar desde orientações para produção de materiais didáticos para o ensino remoto emergencial, até relatos de experiência ao utilizar determinado recurso com os alunos do ensino médio. Somado a isso, evidencia-se a predominância na utilização de jogos, ambientes virtuais de aprendizagem e vídeos, como mídias digitais que serviram de suporte para os materiais didáticos no cenário em questão.
Abstract: In December of 2019, there was a discovery of a new virus, the SARS-Cov-2, that originated the sickness denominated Covid-19. The accelerated growth of such a virus entailed a pandemic that compelled the world population to adopt the social isolation regime. With the sudden implementation of the emergency remote education in the educational sector, the present job aims to analyze how the use of didactic materials occurred in the middle of teaching in that context. For this, a bibliographic research was realized of qualitative approach in the annals of the last two editions of the international congress ABED of distance education. It concluded that the pandemic influenced on the elaboration of works that aims relate since orientations for the productions of didactic materials for the remote emergencial teaching to relate of experience when use determined resource with the students of middle teaching. Added to that, is evidenced the predominance in the utilization of games, virtual learning environments and videos, like digital media that will serve as support for the didactic materials in this scenario.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2618
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO.pdf814,74 kBPDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons