Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/262
Title: O computador como ferramenta pedagógica no desenvolvimento de leitores críticos na escola
Advisor: MORAES, Antônia Lemos Braga de
Authors: MOREIRA, Daiany Pinto
ESPIRITO SANTO, Maria do
Keywords: Educação - Tecnologias
Educação - Uso do computador
Educação - Ensino
Educação - Aprendizagem
Issue Date: 2017
Publisher: UFRA/Pólo Novo Repartimento (PA)
Citation: MOREIRA, Daiany Pinto; ESPIRITO SANTO Maria do. O computador como ferramenta pedagógica no desenvolvimento de leitores críticos na escola. Orientador: Antônia Lemos Braga de Moraes.2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Novo Repartimento, PA, 2017.
Resumo: Observa-se que nas últimas décadas, a introdução do computador na educação provocou diversas indagações na área educacional quanto ao papel do professor, da educação e da importância do uso do computador para auxiliar o aluno na construção do conhecimento. Para isso, cabe ao docente orientá-los para que possam ler e refletir através da tela do computador. Porém, o professor deve mostrar que não se pode substituir o livro pela Internet, ou seja, a obra do autor pelo resumo, sinopse, e que o computador é um complemento no ensino educacional, permitindo criar ambientes de aprendizagem, surgindo assim, novas formas de pensar e aprender. As novas tecnologias, junto com uma boa proposta pedagógica são de grande importância para a aprendizagem, a partir do momento em que sejam vistas pelos profissionais da educação, como ferramentas, mídias educacionais, podendo ser facilitadoras da aprendizagem, tornando-se mediadoras, por facilitarem ao aluno construir seu próprio conhecimento, no qual o aluno passa ter papel ativo, buscando resolver suas necessidades. Essa pesquisa de cunho bibliográfico busca refletir sobre a importância do computador como metodologia para construir em sala de aulas leitores críticos. Analisa também, o papel do professor e a proposta pedagógica da escola no sentido de contribuir com um aprendizado cada vez mais significativo.
Abstract: It is observed that in the last decades, the introduction of the computer in education has caused several questions in the educational area regarding the role of the teacher, education and the importance of using the computer to help the student in the construction of knowledge. For this, it is up to the teacher to guide them so they can read and reflect through the computer screen. However, the teacher must show that the book can not be replaced by the Internet, that is, the author's work by the abstract, synopsis, and that the computer is a complement in educational teaching, allowing to create learning environments, thus arising, new forms To think and learn. The new technologies, together with a good pedagogical proposal, are of great importance for learning, once they are seen by educational professionals, as tools, educational media, and can facilitate learning and become mediators, for facilitating To the student to build his own knowledge, in which the student passes have an active role, seeking to solve their needs. This bibliographic research seeks to reflect on the importance of the computer as a methodology for building critical readers in the classroom. It also analyzes the role of the teacher and the pedagogical proposal of the school in order to contribute to an increasingly meaningful learning.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/262
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA....pdf424,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons