Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/263
Title: | Contribuições do Software Menino Curioso no 5º ano do ensino fundamental na escola municipal Tomaz Antônio Gonzaga em Novo Repartimento-PA |
Advisor: | MORAES, Antônia Lemos Braga de |
Authors: | SILVA, Francisco de Assis Pereira da SILVA, Ivanete Dias da |
Keywords: | Ensino fundamental - Aprendizagem Software educativo - Menino Curioso |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo Novo Repartimento (PA) |
Citation: | SILVA; Francisco de Assis Pereira da; SILVA, Ivanete Dias da. Contribuições do Software Menino Curioso no 5º ano do ensino fundamental na escola municipal Tomaz Antônio Gonzaga em Novo Repartimento-PA. Orientador: Antônia Lemos Braga de Moraes. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Novo Repartimento, PA, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa abordou sobre a utilização de softwares educativos como ferramentas pedagógicas com o objetivo de analisar a importância do uso do software educativo Menino Curioso possibilitando o desenvolvimento do processo educativo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tomaz Antônio Gonzaga em Novo Repartimento – PA. A pesquisa de campo com uma metodologia de abordagem qualitativo-quantitativo, descritivo do tipo estudo de caso, para tanto se realizou levantamento literário e pesquisa de campo com 06 professores que atuam nos anos iniciais na escola acima citada. Os resultados foram: a aplicação de Informática na Educação possibilita novas práticas e desafios dentro do ambiente educacional, o software educacional é uma ferramenta educativa tem objetivo de possibilitar comunicação, interação, socialização entre o computador e o aluno. O software Menino Curioso contém 11 jogos auxiliando o professor a diversificar as metodologias de ensino para que o ensino se torne divertido, diferenciado e significativo garantindo a aprendizagem dos alunos de forma prazerosa. |
Abstract: | This research focused on the use of educational software as pedagogical tools with the objective of analyzing the importance of the use of the educational software Menino Curioso enabling the development of the educational process of 5th year students of Elementary School of Tomaz Antonio Gonzaga Municipal School in Novo Repartimento - PAN. With the methodology of qualitative-quantitative approach, descriptive of the type of case study, for that, a literary survey and field research were carried out with 06 teachers who work in the initial years at the school mentioned above. The results were: the application of Informatics in Education enables new practices and challenges within the educational environment, educational software is an educational tool aiming to enable communication, interaction, socialization between the computer and the student. The Curious Boy software contains 11 games, helping the teacher to diversify the teaching methodologies so that teaching becomes fun, differentiated and meaningful, guaranteeing students' learning in a pleasant way. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/263 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE MENINO CURIOSO NO 5º ANO DO ENSINO....pdf | 989,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License