Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2634
Title: | Ensino de línguas de sinais: um panorama internacional de objetos digitais e tecnológicos |
Advisor: | ROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas |
Authors: | BRITO, Higor Pereira de |
Keywords: | Língua de sinais - Ensino Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) Mapeamento Sistemático da Literatura - Método Tecnologia educacional Práticas pedagógicas inovadoras Objetos digitais e tecnológicos - Panorâma |
Issue Date: | 2022-12-12 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | BRITO, Higor Pereira de. Ensino de línguas de sinais: panorama internacional de objetos digitais e tecnológicos. Orientadora: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2634. Acesso em: . |
Resumo: | Vinte anos após a Lei de Libras, em 2002, grandes avanços foram alcançados na esfera educacional de surdos e no processo de difusão da Libras na sociedade brasileira, embora muitos entraves ainda precisem ser superados, como a escassez de currículos e materiais didáticos. Nestas duas décadas, grandes transformações ocorreram no contexto educacional como um todo, principalmente devido os avanços das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que impactaram, a citar, o campo de ensino de línguas. Partindo desta constatação, questionou-se: quais as ferramentas e materiais digitais e tecnológicos, de livre acesso, que podem auxiliar o trabalho de professores no ensino de línguas de sinais? Nesse sentido, o estudo objetivou, de modo geral, realizar um levantamento de plataformas, ferramentas, materiais digitais e tecnológicos que contribuem para o ensino de línguas de sinais. Esta investigação se faz relevante por possibilitar um panorama global de como o ensino de línguas sinalizadas incorpora objetos digitais e tecnológicos em sua prática e, por assim, gerar reflexões necessárias para o avanço das práticas de ensino de Libras, no Brasil. Para a sua realização, utilizou-se o método de Mapeamento Sistemático da Literatura, em que a sua aplicação dividiu-se em seis etapas 1) definição da questão norteadora; 2) definição de descritores e de bancos de dados; 3) definição dos critérios de busca e seleção inicial; 4) aplicação dos critérios de seleção – inclusão/exclusão; 5) análise crítica; e 6) interpretação dos dados. Ao final destas etapas, o método snowball foi aplicado para somar na identificação de objetos digitais e tecnológicos. A análise ocorreu a partir de abordagem quanti-quali e a classificação dos objetos se deu a partir de Filatro e Loureiro (2020). Os dados foram agrupados em dois corpora, de estudos e de objetos digitais e tecnológicos – os quais revelaram que, acerca da temática, o maior quantitativo de publicações foi de origem estadunidense e na língua inglesa, em que o maior fluxo de publicações ocorreu em 2013, 2019, 2020 e 2021. Acerca dos objetos, somente 34% possuíam acesso livre, os quais tinham, em sua maioria, como língua-alvo a American Sign Language e a British Sign Language. Os objetos com acesso livre puderam ser classificados em ‘Biblioteca de conteúdos’, ‘Jogos e gamificação’, ‘Redes sociais’, Livros digitais enriquecidos’ e ‘Ferramentas para a avaliação e plataformas de cursos’. Os dados da pesquisa mostram que as categorias ‘Biblioteca de conteúdos’ e ‘Jogos e gamificação’ reuniram o maior quantitativo de objetos digitais e tecnológicos com livre acesso. Este campo de discussão demonstra avanços consideráveis, mas não o suficiente, principalmente no contexto brasileiro. Este estudo corrobora, portanto, a ideia de que o ensino de Libras necessita incorporar as evoluções tecnológicas em contributo da intensificação da aprendizagem. Os dados mostram que é possível utilizar objetos digitais e tecnológicos como aliados para a promoção do ensino de Libras de maneira inovadora, engajadora e que incentiva a aprendizagem ativa, assim como é utilizado em outros países. |
Abstract: | Twenty years after the Libras Law, in 2002, large advances were achieved in the educational sphere for the deaf as well in the disseminating Libras in Brazilian society process, although many obstacles still need to be overcome, for instance the scarcity of curricula and teaching materials. In these two decades, a huge transformation has occurred in the general educational context, mainly due to advances in Digital Information and Communication Technologies that impacted, to mention, the field of language teaching. Based on this observation, the research problem was: what is the free access digital and technological tools and materials that can help professors in the sign languages teaching? In this sense, the study aimed, in general, to execute a survey of platforms, tools, and digital and technological materials that contribute to the teaching of sign languages. This investigation is relevant because it supplies a global panorama of how the signed languages teaching incorporates digital and technological objects in its practice and, therefore, generates necessary reflections for the advancement of Libras teaching practices in Brazil. For its accomplishment, the method of Systematic Mapping of Literature was used, in which its application was divided into six steps: 1) definition of the guiding question; 2) definition of descriptors and databases; 3) definition of search criteria and initial selection; 4) application of selection criteria – inclusion/exclusion; 5) critical analysis; and 6) data interpretation. At the end of these steps, the snowball method was applied to enhance the digital and technological objects identification. The analysis occurred using quantitative and qualitative approach and the objects was classified based on Filatro and Loureiro (2020). The data was grouped into two corpora of studies and of digital and technological objects - which revealed that, on the subject, the largest number of publications was from American and wrote in English language, in which the largest flow of publications occurred in 2013, 2019, 2020, and 2021. About the objects, only 34% had free access, most of which had American Sign Language and British Sign Language as their target language. The objects with free access could be classified into 'Content library', 'Games and gamification', ‘Social networks’, ‘Enriched digital books’, and ‘Evaluation tools and course platforms’. Research data show that the categories 'Content library' and 'Games and gamification' brought together the largest amount of digital and technological objects with free access. This field of discussion proves considerable advances, but not enough, especially in the Brazilian context. This study, therefore, supports the idea that the teaching of sign languages needs to incorporate technological developments as a contribution to the intensification of learning. It shows that it is possible to use digital and technological objects as allies to promote the teaching of Libras in an innovative, engaging way, and that encourages active learning, as it is used in other countries. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2634 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Licenciatura em Letras/Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ensino de línguas de sinais - Um panorama internacional de objetos digitais e tecnológicos.pdf | 4,81 MB | Unknown | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License