Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2649
Title: Variação linguística em textos de alunos da EJA no município de Tomé-Açu/Pa.
Advisor: SALVADOR, Carlene Ferreira Nunes
Authors: MAIA, Renilson da Silva
Keywords: Variação linguística
EJA - Tomé-Açu
Ensino-aprendizagem
Língua portuguesa
Issue Date: 2023-02-02
Publisher: Ufra/Campus Tomé-Açu
Citation: MAIA, Renilson da Silva. Variação linguística em textos de alunos da EJA no município de Tomé-Açu/Pa. Orientador: Dra. Carlene Ferreira Nunes Salvador. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2649. Acesso em: .
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar a variação linguística presente em textos de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Tomé- Açu/PA, com o intuito de refletir sobre o posicionamento dos professores em relação ao processo de ensino-aprendizagem, em especial, o ensino de língua portuguesa. Para tanto, o aporte teórico adotado baseia-se em Labov (2008 [1972]) acerca dos pressupostos da teoria variacionista e Bagno (2001; 2003). No que tange ao tratamento e ensino na EJA, Soares (2003) e Gadotti e Romão (2008). Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso conforme indicam Lakatos e Marconi (2011) em que os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionário para dez professores da EJA no município de Tomé-Açu/PA, assim como a análise de trechos de textos dos alunos EJA em que se observam marcas de variação linguística. Os resultados apontam fenômenos, tais como: o alteamento das vogais /o/ e /u/ em coda silábica, pouco > poucu, bonito > bonitu e cabelo > cabelu; apócope do /r/ final como em trabalhar > trabalha, morar > mora e apagamento do <s> no dígrafo nascimento > nacimento. A análise indica que marcas da oralidade estão presentes nos textos escritos dos alunos e os professores consideram que tais manifestações implicam na disseminação do preconceito linguístico e as práticas de ensino adotadas ainda são, em sua maioria, de cunho tradicional.
Abstract: The objective of this study is to analyze the linguistic variation present in texts by Youth and Adult Education (EJA) students in the city of Tomé-Açu/PA, to reflect on the position of teachers in relation to the teaching-learning process. Learning, in particular the teaching of the mother tongue. To this end, the theoretical framework adopted is based on Labov (2008 [1972]) on the assumptions of variationist theory and Bagno (2001; 2003). Regarding treatment and teaching in EJA, Soares (2003) and Gadotti and Romão (2008). From a methodological point of view, it is a case study as indicated by Lakatos and Marconi (2011) in which the data were obtained from the application of a questionnaire to six EJA teachers in the municipality of Tomé-Açu/PA, as well as the analysis of excerpts from texts by EJA students in which marks of linguistic variation are observed. The results point to phenomena such as: the heightening of the vowels /o/ and /u/ in syllabic coda, pouco > poucu, bonito > bonitu and cabelo > cabelu; apocope of the final /r/ as in trabalhar > trabalha, morar > mora and deletion of the <s> in the digraph nascimento > nacimento. The analysis indicates that marks of orality are present in the written texts of the students and the teachers consider that such manifestations imply the dissemination of linguistic prejudice and the teaching practices adopted are still, for the most part, of a traditional nature.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2649
Appears in Collections:TCC - Tomé-Açu - Especialização em Linguagem, Cultura e Formação Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM TEXTOS DE ALUNOS DA EJA NO MUNICÍPIO TOMÉ-AÇU.pdf581,67 kBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons