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Title: Um Ensaio sobre o Ensino de Libras para Surdos em seus Aspectos Socioeducacionais e Políticos
Advisor: CARDOZO, Jonathan da Silva
Authors: MARREIROS, Camila da Silva
Keywords: Educação de Surdos
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Ensino de Libras para Surdos - Aspectos socioeducacionais
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Brazilian Sign Language
Teaching Libras for Deaf People
Deaf education
Issue Date: 2022-11-18
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: MARREIROS, Camila da Silva. Um Ensaio sobre o Ensino de Libras para Surdos em seus Aspectos Socioeducacionais e Políticos. Orientador: Jonathan da Silva Cardozo. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: A Educação de Surdos no Brasil, desde dezembro de 2005, tem sido pautada a partir da premissa de uma educação bilíngue (BRASIL, 2005), em uma perspectiva inclusiva, na qual por meio do atendimento educacional especializado (AEE) e/ou educação especializada em classes ou escolas bilíngues, estudantes surdos devem ter como línguas de instrução a língua brasileira de sinais (Libras), como primeira língua (L1), e a língua portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua (BRASIL, 2005, 2011). Desde então, a luta das comunidades surdas brasileiras para que a educação bilíngue fosse realmente efetivada nos processos de ensino e aprendizagem desse público foi crescente de forma que, por meio da Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, a educação bilíngue de surdos passou a ser uma modalidade de educação escolar definida na Lei nº 9.394, de 22 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). É neste atual contexto que a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o ensino de Libras para estudantes surdos a partir dos aspectos socioeducacionais e políticos, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que se justifica na própria legislação (BRASIL, 2005, Art. 10.), uma vez que compreender como esse ensino tem sido percebido pode colaborar diretamente com a melhoria dessa prática, e na formação de professores de Libras. O ensaio perpassa por aspectos históricos, políticos, linguísticos e sociais da educação de surdos, caminhando pelas compreensões sobre o ensino de Libras para surdos como L1. Por fim, os resultados apontam para um processo evolutivo da compreensão sobre os processos de ensino e aprendizagem, em especial por meio da força das políticas públicas, resultantes dos movimentos socioeducacionais em prol da educação de surdos e Libras.
Abstract: Deaf Education in Brazil, since December 2005, has been guided by the premise of a bilingual education (BRASIL, 2005), in an inclusive perspective, in which through specialized educational service (SES) and/or specialized education in bilingual classes or schools, deaf students must have Brazilian Sign Language (Libras) as their first language (L1) and Portuguese in written form as a second language (BRASIL, 2005, 2011). Since then, the struggle of the Brazilian deaf community for bilingual education to be effective in the teaching and learning processes of this public has been growing so that, through Law No. became a type of school education defined in Law No. 9,394, of December 22, 1996 – Law of Directives and Bases of National Education (LDBEN). It is in this current context that the present research aims to reflect on the teaching of Libras for deaf students from the socio-educational and political aspects, through a bibliographic research with a qualitative approach, which is justified in the legislation itself (BRASIL, 2005, Art. 10.), since understanding how this teaching has been perceived can directly contribute to the improvement of this practice, and in the training of Libras teachers. The essay goes through historical, political, linguistic, and social aspects of the education of the deaf, walking through the understandings about the teaching of Libras for the deaf as L1. Finally, the results point to an evolutionary process of understanding about the teaching and learning processes, especially through the strength of public policies, resulting from socio-educational movements in favor of the education of the deaf and Libras.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2650
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