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http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2653
Title: | Acessibilidade e inclusão em tempos de pandemia (2020- 2021) para discentes surdos no curso de Letras Libras da UFRA: Reflexões de um estudo de caso |
Advisor: | CARDOZO, Jonathan da Silva |
Authors: | FREITAS, Cassia dos Santos |
Keywords: | Educação de Surdos - Ensino Superior Ensino Remoto Emergencial (ERE) Educação Inclusiva Covid-19 - Pandemia Lei nº 10.436/2002 - Lei de Libras Acessibilidade - Alunos surdos |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | FREITAS, Cassia dos Santos. Acessibilidade e inclusão em tempos de pandemia (2020- 2021) para discentes surdos no curso de Letras Libras da UFRA: Reflexões de um estudo de caso. Orientador: Jonathan da Silva Cardozo. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. |
Resumo: | Espaços acadêmicos, constituem campos singulares na promoção de transformação social e cultural, neste aspecto um grande desafio a ser superado no âmbito educacional, é a aplicação da educação especial na perspectiva da inclusiva para a promoção e efetivação dos direitos de inclusão e acessibilidade. Considerando a problemática do atendimento às necessidades de duas acadêmicas surdas do curso de Letras Libras, da Universidade Federal Rural da Amazônia, durante o Ensino Remoto Emergencial, com relação à promoção de acessibilidade e inclusão, durante a pandemia provocada pela COVID-19, destacamos como discussões em torno de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão de alunos surdos dentro de instituições regulares de ensino superior se fazem relevantes para reflexões e aprimoramentos da educação de surdos em formação acadêmica. Para tal este estudo tem como objetivo: Descrever, a partir da perspectiva de duas alunas surdas do curso de Licenciatura em Letras Libras, da UFRA, experiências acadêmicas relacionadas ‡ acessibilidade e inclusão, no Ensino Remoto Emergencial, durante o período pandêmico provocado pela COVID-19. Sendo um estudo de abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso, a obtenção dos dados se deu através de entrevista semiestruturada aplicada a duas alunas surdas do curso de Letras Libras da UFRA. As entrevistas aconteceram em Libras, de forma remota pela plataforma Google Meet, gravadas, e posteriormente transcritas diretamente da Libras para o português de forma ipsis litteris, adaptada para tradução entre línguas, sendo literalmente traduzidas. A interpretação dos dados coletados baseia-se em revisão de literatura científica, acerca da educação de alunos surdos, em período pandêmico e não pandêmico, a educação superior de alunos surdos e a formação docente em tempo de pandemia, também documentos jurídicos como leis e decretos que asseguram direitos linguísticos e educacionais do povo surdo, como a Lei nº 10.436/2002, conhecida como Lei de Libras (BRASIL, 2002). O estudo revela que as aulas surdas da UFRA enfrentaram adversidades nas aulas do Ensino Remoto Emergencial, tais como dificuldades linguísticas, equipamentos digitais e rede de acesso inadequados, porém as duas alunas indicam que com o decorrer do tempo as adversidades foram amenizadas. Os dados indicam a importância dos núcleos de apoio e assistência aos alunos com necessidades educacionais especiais. |
Abstract: | Academic spaces, constitute unique fields in the promotion of social and cultural transformation, in this aspect a great challenge to be overcome in the educational scope, is the application of special education in the perspective of inclusion for the promotion and realization of the rights of inclusion and accessibility. Considering the problem of meeting the needs of two deaf academics from the Libras Languages course, at the Federal Rural University of Amazônia, during Emergency Remote Teaching, regarding the promotion of accessibility and inclusion, during the pandemic caused by COVID-19, we highlight how Discussions around public policies aimed at accessibility and inclusion of deaf students within regular higher education classes are relevant for reflections and improvements in deaf education in academic training. To this end, this study aims to: Describe, from the perspective of two deaf students of the Degree in Libras Languages, at UFRA, academic experiences related to accessibility and inclusion, in Emergency Remote Teaching, during the pandemic period caused by COVID-19. 19. Being a study with a qualitative approach, characterized as a case study, data were obtained through a semi-structured interview applied to two deaf students from the Literacy Course at UFRA. The interviews took place in Libras, remotely through the Google Meet platform, recorded, and later transcribed directly from Libras into Portuguese in an ipsis litteris manner, adapted for translation between languages, being literally translated. The interpretation of the collected data is based on a review of the scientific literature, on the education of deaf students, in a pandemic and non-pandemic period, higher education for deaf students and teacher training during a pandemic, as well as legal documents such as laws and decrees that ensure the linguistic and educational rights of the deaf people, such as Law No. 10,436/2002, known as the Libras Law (BRASIL, 2002). The study reveals that the deaf classes at UFRA faced adversities in the Emergency Remote Teaching classes, such as language difficulties, inadequate digital equipment and access network, but the two students indicate that over time the adversities were alleviated. The data show the importance of support and assistance centers for students with special educational needs. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2653 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Licenciatura em Letras/Libras |
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Acessibilidade e inclusão em tempos de pandemia (2020- 2021) para discentes surdos no curso de Letras Libras da UFRA - Reflexões de um estudo de caso.pdf | 1,53 MB | Unknown | View/Open |
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