Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2671
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSOUZA, Jeniffer Thayna Nazaré de-
dc.date.accessioned2023-02-08T22:37:07Z-
dc.date.available2023-02-08T22:37:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Jeniffer Thayna Nazaré de. O ensino de literatura visual para alunos surdos: uma revisão Integrativa. Orientador: Ana Paula Andrade Sardinha. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2671. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2671pt_BR
dc.description.abstractThe use of visual literature can contribute to a meaningful and quality teaching. The present research had as a general objective to analyze the teaching methodologies used by Visual Literature teachers with deaf students in regular education. This is an integrative literature review. The databases for the search were Scielo and Periódicos Capes. The descriptors used were: Visual Literature AND Deaf Education OR "Methodology"; Visual Literature AND Deaf Education OR Pedagogical Practices; Visual Literature AND Deaf Education OR Regular Education. The time frame of the research was a ten-year period (2012/2022). Only studies published in Portuguese were selected. A total of 1,316 were found, but only 11 met the research inclusion criteria. The selected articles show that visual literature has a key role in the educational process of the deaf student, and present the use of imagery resources as a methodology that meets the specificities of this student profile. This study does not exhaust the possibilities of study in the area, but certainly contributes significantly to a more attentive look of the educator regarding the discussions on visual literature and its inclusive bias regarding the specificities of deaf people.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/Campus Belémen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteratura visualen_US
dc.subjectEnsino Regular - Práticas Pedagógicasen_US
dc.subjectEducação especial - Aluno Surdoen_US
dc.titleO ensino de literatura visual para alunos surdos: uma revisão Integrativaen_US
dc.typeTCCen_US
dc.description.resumoO uso da literatura visual pode contribuir para um ensino significativo e de qualidade. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de Literatura Visual com alunos surdos no ensino regular. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados para a busca foram Scielo e Periódicos Capes. Os descritores utilizados foram: Literatura Visual AND Ensino de Surdos OR “Metodologia”; Literatura Visual AND Ensino de Surdos OR Práticas Pedagógicas; Literatura Visual AND Ensino de Surdos OR Ensino Regular. Recorte temporal da pesquisa foi de um período de dez anos (2012\2022). Foram selecionados apenas estudos publicados em português. Foram encontrados um total de 1.316, mas somente 11 atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa. Os artigos selecionados evidenciam que a literatura visual tem um papel fundamental no processo educacional do estudante surdo, e apresentam o uso de recursos imagéticos como metodologia que atende as especificidades desse perfil de aluno. Esse estudo não esgota as possibilidades de estudo na área, mas certamente contribui de forma significativa para um olhar mais atento do educador quanto as discussões referentes à literatura visual e o seu viés inclusivo no que concerne as especificidades do povo surdo.en_US
dc.contributor.advisor1SARDINHA, Ana Paula de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2052396272641803pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647500559593317pt_BR
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Licenciatura em Letras/Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino de literatura visual para alunos surdos - uma revisão Integrativa.pdf318,85 kBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons