Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2671
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Jeniffer Thayna Nazaré de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T22:37:07Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T22:37:07Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Jeniffer Thayna Nazaré de. O ensino de literatura visual para alunos surdos: uma revisão Integrativa. Orientador: Ana Paula Andrade Sardinha. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2671. Acesso em: . | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2671 | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of visual literature can contribute to a meaningful and quality teaching. The present research had as a general objective to analyze the teaching methodologies used by Visual Literature teachers with deaf students in regular education. This is an integrative literature review. The databases for the search were Scielo and Periódicos Capes. The descriptors used were: Visual Literature AND Deaf Education OR "Methodology"; Visual Literature AND Deaf Education OR Pedagogical Practices; Visual Literature AND Deaf Education OR Regular Education. The time frame of the research was a ten-year period (2012/2022). Only studies published in Portuguese were selected. A total of 1,316 were found, but only 11 met the research inclusion criteria. The selected articles show that visual literature has a key role in the educational process of the deaf student, and present the use of imagery resources as a methodology that meets the specificities of this student profile. This study does not exhaust the possibilities of study in the area, but certainly contributes significantly to a more attentive look of the educator regarding the discussions on visual literature and its inclusive bias regarding the specificities of deaf people. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | UFRA/Campus Belém | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Literatura visual | en_US |
dc.subject | Ensino Regular - Práticas Pedagógicas | en_US |
dc.subject | Educação especial - Aluno Surdo | en_US |
dc.title | O ensino de literatura visual para alunos surdos: uma revisão Integrativa | en_US |
dc.type | TCC | en_US |
dc.description.resumo | O uso da literatura visual pode contribuir para um ensino significativo e de qualidade. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de Literatura Visual com alunos surdos no ensino regular. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados para a busca foram Scielo e Periódicos Capes. Os descritores utilizados foram: Literatura Visual AND Ensino de Surdos OR “Metodologia”; Literatura Visual AND Ensino de Surdos OR Práticas Pedagógicas; Literatura Visual AND Ensino de Surdos OR Ensino Regular. Recorte temporal da pesquisa foi de um período de dez anos (2012\2022). Foram selecionados apenas estudos publicados em português. Foram encontrados um total de 1.316, mas somente 11 atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa. Os artigos selecionados evidenciam que a literatura visual tem um papel fundamental no processo educacional do estudante surdo, e apresentam o uso de recursos imagéticos como metodologia que atende as especificidades desse perfil de aluno. Esse estudo não esgota as possibilidades de estudo na área, mas certamente contribui de forma significativa para um olhar mais atento do educador quanto as discussões referentes à literatura visual e o seu viés inclusivo no que concerne as especificidades do povo surdo. | en_US |
dc.contributor.advisor1 | SARDINHA, Ana Paula de Andrade | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2052396272641803 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5647500559593317 | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Licenciatura em Letras/Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de literatura visual para alunos surdos - uma revisão Integrativa.pdf | 318,85 kB | Unknown | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License