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Title: Um elo entre autismo, educação não-formal e associação: uma experiência com associados de uma entidade do Município de Ananindeua/PA.
Advisor: FERREIRA, Ynis Cristine de Santana Martins Lino
Authors: COSTA, Marina Ataíde Carvalho da
Keywords: Transtorno do Espectro Autismo (TEA)
Educação não-formal - Comunidade autista
Associação sem fins lucrativos - Campo socioeducativo
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: COSTA, Marina Ataíde Carvalho da. Um elo entre autismo, educação não-formal e associação: uma experiência com associados de uma entidade do Município de Ananindeua/PA. Orientador: Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: Considerando o quadro macro social político e econômico do modelo neoliberal, esta pesquisa busca saber qual o reflexo das ações de uma associação do município de Ananindeua/Pa que luta pela causa autista na educação de seus membros associados. A inspiração para este trabalho se deu com uma experiência de trabalho voluntário nesta associação no período de 2018 a dezembro de 2019. A associação que é fruto da união de pais que sentiram desamparados pelo poder público é parte de um contexto que se inicia na década de 90 com o chamado Terceiro Setor, fenômeno que ganhou destaque com a demobilização de movimentos sociais que eclodiram na década de 80. A associação pesquisada é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos que funciona há mais de 10 anos, atuando principalmente no Município de Ananindeua/Pa. A coleta de dados se deu a partir de um questionário com perguntas abertas e fechadas realizadas com uma pessoa que representasse a família na associação e também da coleta de dados com um membro que foi da diretoria da entidade. Utilizando a Escala de Likert nas perguntas fechadas e Análise de Similitude das perguntas abertas, esta pesquisa qualitativa constatou a importância da associação no processo socioeducativo dos associados refletindo direta e indiretamente na educação não-formal de autistas. Identificou-se que a associação tem um trabalho maior voltado para o campo socioeducativo com as famílias, que apesar dos associados autistas terem uma participação menos nas ações da entidade, os associados em maioria concordam que as ações da associação refletiram na educação não-formal dos autistas membros. Identificou-se também que a atuação das mães na associação é mais presente que de outros membros da família. Conclui-se que dentro desse espaço contraditório, de disputa entre Estado, sociedade e as instituições privadas, a entidade foi uma saída mais tangível para as famílias terem acesso à informação, um espaço de acesso ao interesse em atividades grupais, ao desenvolvimento do pensamento coletivo, à aprendizagem política dos direitos do indivíduo enquanto cidadãos, ao conhecimento sobre a cultura, à aprendizagem de conteúdos escolares, temáticas estas que configuram o conceito de educação não-formal (GOHN, 2019), e também uma via pela luta de direitos da comunidade autista.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2675
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