Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2698
Title: Cartilha digital em LIBRAS: acessibilidade comunicacional a LIBRAS como um instrumento multidisciplinar
Advisor: MIRANDA, Andrea da Silva
Authors: FERREIRA, Ricardo Augusto de Souza
MAGALHÃES, William da Cunha
Keywords: Crianças com surdez - Ensino
Cartilha Digital - Tecnologia educacional
VLIBRAS - Aplicativo
Ensino-aprendizagem - Métodos
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: FERREIRA, Ricardo Augusto de Souza; MAGALHÃES, William da Cunha. Cartilha digital em LIBRAS: acessibilidade comunicacional a LIBRAS como um instrumento multidisciplinar. Orientadora: Andrea da Silva Miranda. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação.) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar como as crianças com surdez apresentam necessidades específicas que exigem do educador uma maior assertividade em suas metodologias, necessitando assim de adaptação dessas metodologias com a utilização de novos apetrechos tecnológicos, haja vista que a criança surda – assim como a criança sem deficiência – precisam interagir com seu meio ambiente para o desenvolvimento pleno de suas habilidades. Por causa disso, foi desenvolvido o aplicativo VLIBRAS que simula uma cartilha virtual enquanto possui um assistente virtual que traduz tudo que está ocorrendo dentro do aplicativo para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Verificou-se que o aplicativo é de interface intuitiva, fácil de usar e que auxilia o aluno com deficiência no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: The objective of this work is to demonstrate how deaf children have specific needs that require the educator to have a greater assertiveness in their methodologies, thus requiring adaptation of these methodologies with the use of new technological approach, due that deaf children – as well as children without disabilities – need to interact with their environment for the full development of their abilities. Because of this, the VLIBRAS application was developed that simulates a virtual booklet whileMhaving a virtual assistant that translates everything that is happening within the application to the Brazilian Sign Language (LIBRAS). It was found that the application has an intuitive interface, it is easy to use, assists the student with disabilities and is a useful tool in the teaching-learning process.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2698
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Bacharelado em Sistemas de Informação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons