Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/270
Title: O uso das novas tecnologias na escola do campo Olavo Bilac no município de Dom Eliseu – Pará: a metodologia e a atuação docente frente ao novo paradigma
Advisor: REZENDE, Fátima de Nazaré Pantoja
Authors: CONCEIÇÃO, Francisco de Assis da
AIRES, Ivanice da Rocha Gusmão
Keywords: Ensino fundamental - Novas tecnologias
Ensino fundamental - Prática pedagógicas
Issue Date: 2014
Publisher: UFRA/ Pólo Dom Eliseu (PA)
Citation: CONCEIÇÃO, Francisco de Assis da; AIRES, Ivanice da Rocha Gusmão. O uso das novas tecnologias na escola do campo Olavo Bilac no município de Dom Eliseu – Pará: a metodologia e a atuação docente frente ao novo paradigma. Orientador: Fátima de Nazaré Pantoja Rezende. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Dom Eliseu, PA, 2014.
Resumo: O uso das novas tecnologias na escola do campo Olavo Bilac do município de Dom Eliseu Estado do Pará tem formado uma série de questões a serem debatidas, uma vez que a metodologia e a atuação frente a esse novo paradigma está diante de uma preocupação que parece não existir em grande parte dos envolvidos. Este texto trouxe uma averiguação de alguns pontos que de certa forma tentou compreender se havia uma utilização das TIC no ambiente escolar; priorizando aos professores e alunos a chance de se apropriarem de maneira mais enfática, levando-os a crerem em uma descoberta de possibilidades para um exercício mais envolvente. Para obter mais resultados das ações propostas esta análise se deu como um estudo de caso que teve como lócus a Escola Municipal de ensino Fundamental Olavo Bilac, situada às margens da BR 010 km 21 no Município de Dom Eliseu Estado do Pará; a mesma se estruturou também em forma de questionário com 20 pessoas envolvidas incluindo professores, diretora e alguns alunos desta escola, dos quais foram obtidos números por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Este, resultado de várias pesquisas bibliográficas, observação de práticas pedagógicas e também entrevistas, teve como objetivo a análise sobre o ensino, as metodologias e as aplicabilidades em instrumentos de tecnologia computacionais em salas de aulas utilizadas por professores e discentes do 6ª ao 9ª ano. Tendo como ponto de partida a análise e observância à metodologia de professores desta escola em ministrar aulas em diferentes matérias. Observando que a inserção das novas tecnologias não tem sido um fator socialmente aceitado por todos, inclusive professores, mas de exclusão e forte discriminação. Essa abrangência a algumas formas de ensinar passou a ser observada se exposta aos estudantes de forma fragmentada ou descontextualizada e um dos principais resultados obtidos através dessa observação foi à maneira como cada professor ainda se preocupa em ministrar a quantidade de conteúdo, deixando a desejar a qualidade dos resultados obtidos.
Abstract: The use of new technologies in the field school Olavo Bilac municipality of Dom Eliseu Pará has formed a number of issues to be discussed, since the methodology and the work towards this new paradigm are faced with a concern that does not seem to exist in most involved. This text brought an investigation of some points that somehow tried to understand if there was a use of ICT in the school environment; giving priority to teachers and students the chance to take ownership of more emphatically, leading them to believe in a discovery of possibilities for a more engaging exercise. For more results of proposed actions that analysis is given as a case study that had as its locus the Municipal School of Basic Education Olavo Bilac, located along the BR 010 km in 21 Dom Eliseu Pará; it is also structured in the form of questionnaire with 20 people involved including teachers, principal and some students of this school, of which numbers were obtained by using descriptive statistics and content analysis. This is the result of several literature searches, observation of teaching practices and also interviews, aimed at the analysis of the teaching, the methodologies and tools for applicability of computational technology in classrooms used by teachers and students of 6th to 9th year. Taking as starting point the analysis methodology and observance of teachers in this school teach classes in various subjects. Noting that the inclusion of new technologies has not been a factor socially accepted by everyone, including teachers, but strong discrimination and exclusion. This coverage to some forms of teaching came to be seen whether students exposed to fragmented or decontextualized form and one of the main results obtained from this observation was the way each teacher even bother to teach the amount of content, leaving the desired quality the results obtained.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/270
Appears in Collections:PARFOR - Licenciatura em Computação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons