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Title: A utilização da da plataforma Web Scala, como ferramenta de apoio a prática pedagógica na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista.
Advisor: ZISSOU, Andrea da Silva Miranda
Authors: PINHEIRO, Elizandra Lúcia Vasconcelos
Keywords: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS)
Plataforma WebSCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Criança com Autismo)
Educação Especial Inclusiva
Tecnologia educacional - Plataforma WebSCAL
Professores - Prática pedagógicas
Issue Date: 2023-01-20
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: PINHEIRO, Elizandra Lúcia Vasconcelos. A utilização da da plataforma Web Scala, como ferramenta de apoio a prática pedagógica na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. Orientador: Andrea da Silva Miranda Zissou. 2022. 27 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: O Brasil é amparado por várias leis que norteiam e garantam a permanêcia das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo nas instituições de ensino. Concomitamente o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) tem se tornado parte do dia a dia dos cidadões sendo um meio eficiente para realização de diversas atividades educacionais. Nesse novo panorama de comunicação em massa, redimensiona-se a percepção da importância das ferramentas tecnológicas na Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Nesta direção, este trabalho objetiva avaliar a Plataforma WebSCALA como um meio de comunicação com vistas a contribuir para socialização e desenvolvimento da cognição dos indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro do autismo. Para alcance dos objetivos foi feito um estudo de caso de cunho qualitativo, procedente da observação fenomênica tendo como sujeto da pesquisa uma criança autista. É observado o processo de interação deste sujeito com a plataforma “WebSCALA” tendo como finalidade o aprendizado da leitura. Os procedimentos metodológicos foram no formato descritivo pautado em concepções teóricas, no roteiro de desenvolvimento do estudo de casos e nos anseios dos pais quando do processo do uso da plataforma WebScala. Concluiu-se que com o uso da platforma foi possível diminuir as diferenças no desenvolvimento padronizado, que todas as crianças necessitam alcançar para se tornarem mais independentes. Isto mostra que a tecnologia pode contribuir para inclusão e ser um dispositivo de intervenção em qualquer espaço. A tecnologia se faz, portanto, um importante instrumento de auxilio no processo formativo e humanizador desses jovens.
Abstract: Brazil is supported by several laws that guide and guarantee the permanence of people with Autism Spectrum Disorder in educational institutions. At the same time, the use of digital information and communication technologies (TDICS) has become part of the daily lives of citizens, being an efficient way to carry out various educational activities. In this new panorama of mass communication, the perception of the importance of technological tools in Special Education is resized in an inclusive perspective. In this direction, this work aims to evaluate the WebSCALA Platform as a means of communication with a view to contributing to the socialization and development of cognition of individuals diagnosed with Autism Spectrum Disorder. In order to reach the objectives, a case study of a qualitative nature was carried out, proceeding from the phenomenal observation having an autistic child as the subject of the research. It is observed the process of interaction of this subject with the platform "WebSCALA" with the purpose of learning to read. The methodological procedures were in a descriptive format based on theoretical concepts, on the case study development roadmap and on the parents' wishes when using the WebScala platform. It was concluded that with the use of the platform it was possible to reduce the differences in standardized development, which all children need to achieve in order to become more independent. This shows that technology can contribute to inclusion and be an intervention device in any space. Technology is, therefore, an important tool to help in the training and humanizing process of these young people.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2702
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