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Title: Contribuição da neurociência no processo de ensino aprendizagem de uma aluna autista.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: MAGNO, Suzy dos Santos
Keywords: Processo de Ensino-Aprendizagem - Alunos autistas
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Barcarena/PA
Neurociência - Estudo cientifico
Aprendizado de autistas - Intervenções pedagógicas
Issue Date: 2023-01-19
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: MAGNO, Suzy dos Santos. Contribuição da neurociência no processo de ensino aprendizagem de uma aluna autista. Orientador: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 17 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem é um aspecto intrínseco do desenvolvimento dos seres humanos e, decorre de mecanismos biológicos e culturais complexos analisados no contexto da Neurociência a qual também investiga fatores que geram inconformidades, como o autismo, refletido quando o cérebro não funciona de maneira sincronizada. Ações oriundas desse transtorno vem se constituindo como um paradigma na prática docente uma vez que tem provocado inquietações e entraves na tentativa de promover intervenções que, de fato, abarquem esse público com características singulares. Nessa perspectiva, buscou-se nesse estudo, à luz da neurociência, otimizar o ensino e aprendizagem de uma adolescente com 12 anos de idade diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista e atendida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais localizada no município de Barcarena-PA, a fim de contribuir com a construção do currículo funcional, elaborando e realizando intervenções pedagógicas que englobassem dimensões afetivas e cognitivas de modo a fomentar a independência por meio do aprendizado. Ademais, fez-se uma reflexão sobre as práticas adotadas a fim de utilizar esses aprendizados em futuras práticas de ensino nas quais o professor é uma das principais referências para seus alunos. O estudo provém de um estágio extracurricular experenciado na instituição entre novembro de 2017 a fevereiro de 2020. A metodologia consistiu em um estudo de caso através da observação e intervenção direta da participante nos atendimentos individuais e coletivos realizados bem como do feedback da família. Os resultados demonstram ganhos satisfatórios na interação da participante, percebidos por meio de condutas e comportamentos dela e da família com o meio, além disso demonstraram para a docente que é possível intervir, para isso é necessário conhecer, compreender que os resultados, embora lento, são resultados da conexão entre afetividade e cognição na qual professor e alunos são beneficiados se os estímulos forem empregados de maneira correta.
Abstract: The teaching-learning process is an intrinsic aspect of human development and stems from complex biological and cultural mechanisms analyzed in the context of Neuroscience, which also investigates factors that generate nonconformities, such as autism, reflected when the brain does not work in a synchronized way. Actions arising from this disorder have been constituting a paradigm in teaching practice since it has caused concerns and obstacles in the attempt to promote interventions that, in fact, cover this public with unique characteristics. From this perspective, this study sought, in the light of neuroscience, to optimize the teaching and learning of a 12-year-old teenager diagnosed with Autism Spectrum Disorder and assisted by the Association of Parents and Friends of the Exceptional located in the city of Barcarena- PA, in order to contribute to the construction of the functional curriculum, developing and carrying out pedagogical interventions that encompass affective and cognitive dimensions in order to foster independence through learning. Furthermore, there was a reflection on the practices adopted in order to use these learnings in future teaching practices in which the teacher is one of the main references for his students. This study comes from an extracurricular internship experienced at the institution between November 2017 and February 2020. The methodology consisted of a case study through observation and direct intervention of the participant in individual and collective care as well as family feedback. The results demonstrate satisfactory gains in the participant's interaction, perceived through her and her family's behavior and behaviors with the environment, in addition to demonstrating to the teacher that it is possible to intervene, for this it is necessary to know, understand that the results, although slow, are results of the connection between affectivity and cognition in which teacher and students benefit if the stimuli are used correctly.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2705
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