Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2707
Title: Uso de avaliadores automáticos, para construção de um web acessível - uma demonstração no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará.
Advisor: ZISSOU, Andrea da Silva Miranda
Authors: MARTINS, Gleyce Valadares
Keywords: Acessibilidade Web
Avaliadores automáticos - Ambiente web
Secretaria da Fazenda do Estado do Pará - Belém/PA
Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES) - Ferramenta de avaliação
Issue Date: 2023-01-20
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: MARTINS, Gleyce Valadares. Uso de avaliadores automáticos, para construção de um web acessível - uma demonstração no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará. Orientador: Andrea da Silva Miranda Zissou. 2022. 21 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: Acessibilidade web é a possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo. Diante disso, este artigo apresenta um estudo acerca das diretrizes, e da importância e demonstração de um método de avaliação automática em ambientes web. Por tanto, após levantamento teórico e critérios pré-definidos, foi utilizado o avaliador ASES, como demonstração de usabilidade no Site da Secretária da Fazenda do Estado do Pará. Como resultado, foi identificado que a utilização de avaliadores durante a elaboração e manutenção de sites, pode ser uma ferramenta viável de identificação e soluções de problemas, e com isso contribuir para uma web mais igualitária.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2707
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons