Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2709
Title: A dança em cadeira de rodas como mediadora do desenvolvimento global da pessoa com deficiência: um relato de docência.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: PIMENTEL, Elenise Mota
Keywords: Dança Esportiva em Cadeira de Rodas (DECR)
Deficiência Físico-motora (DFM)
Pessoa com Deficiência - Educação
Unidade Educacional Especializada - Yolanda Martins - Belém/PA
Issue Date: 2023-01-20
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: PIMENTEL, Elenise Mota. A dança em cadeira de rodas como mediadora do desenvolvimento global da pessoa com deficiência: um relato de docência. Orientador: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 20 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: A pesquisa será conduzida através do olhar artístico do Movimento e do Corpo. Um corpo com limitações físicas, mas que através da Dança em Cadeira de Rodas, permite demonstrar toda a sua criatividade e sensibilidade, transcendendo as expectativas e adentrando no mundo de descobertas e superação. Por ser uma linguagem não verbal, os alunos a partir de gestos, olhares e sorrisos demonstram toda a sua emoção, é uma ação de amor, pois nas aulas de dança a participação da família é muito significativa, ampliando a espontaneidade e ludicidade do momento das aulas. A dança em cadeira de rodas é uma modalidade de dança competitiva, com torneios e campeonatos nacionais e internacionais, porém a dança que estaremos viabilizando na UEES Yolanda Martins (unidade educação especializada) sai do contexto competitivo, para se colocar em um contexto afetivo, permitindo a autoconfiança do aluno, e contribuindo para que as experimentações coreográficas sejam espontâneas e únicas. O ser humano sempre dançou, por muitas razões e de muitas maneiras diferentes. Muitos objetos são usados para isto, mas a Dança Esportiva em Cadeira de Rodas (DECR) é um recente campo e necessita de estudos para o seu desenvolvimento. Utilizando a dança contemporânea como referencial metodológico, as aulas e experimentações coreográficas buscarão ampliar o repertório corporal do aluno, incentivando a cada vez mais descobrir a sua melhor relação com seu corpo.
Abstract: The research will be conducted through the artistic gaze of the Movement and the Body. A body with physical limitations, but through Wheelchair Dance, it allows you to demonstrate all your creativity and sensitivity, transcending expectations and entering the world of discoveries and overcoming. As it is a non-verbal language, the students, through gestures, looks and smiles, show all their emotion. It is an action of love, because in dance classes the participation of the family is very significant, increasing the spontaneity and playfulness of the moment of classes. Wheelchair dancing is a competitive dance modality, with national and international tournaments and championships, but the dance that we will be making possible at UEES Yolanda Martins (specialized education unit) leaves the competitive context, to be placed in an affective context, allowing the student's self-confidence, and contributing so that the choreographic experiments are spontaneous and unique. Human beings have always danced, for many reasons and in many different ways. Many objects are used for this, but Sports Dance in Wheelchair (DESCR) is a recent field and needs studies for its development. Using contemporary dance as a methodological reference, the classes and choreographic experiments will seek to expand the student's body repertoire, encouraging them to increasingly discover their best relationship with their body.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2709
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons