Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2711
Title: Atividades assistida por animais dentro do âmbito escolar para alunos com transtorno do espectro do autismo.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: SANTOS, Diana Gonçalves dos
Keywords: Atividades Assistidas com Animais (AAA) - Proposta pedagógica
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Educação Inclusiva - Alunos autistas
Ensino-aprendizagem - Métodos
Issue Date: 2023-02-03
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: SANTOS, Diana Gonçalves dos. Atividades assistida por animais dentro do âmbito escolar para alunos com transtorno do espectro do autismo. Orientadora: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 15 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: O artigo tem como abordagem apresentar proposta pedagógica com inclusão de Atividades Assistida com Animais (AAA), para alunos que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos últimos dez anos, o número de alunos com algum tipo deficiência, são matriculados em escolas regulares e cada ano esse número cresce significativamente. Um desafio a ser enfrentado, haja vista, que a inclusão não acontece como deveria, e garantir que os alunos sejam efetivamente incluídos e atendidos em suas particularidades, e em meio a essas mudanças educacionais, fazem-se necessário os estudos de experimentações e/ou buscar técnicas e recursos para que o processo aconteça. Sobre uma nova perspectiva de metodologia de ensino a ser desenvolvida no âmbito escolar, seria a inclusão de atividades assistidas por animais (AAA) para alunos com autismos. Uma intervenção muito utilizada em centros especializados, onde o uso de animais para o desenvolvimento neurobiológico e extremamente eficaz, e cientificamente comprovada. Um novo pensar na adaptação escolar que vai muito além da adaptação de curricular. A aprendizagem depende também da motivação profunda, intrínseca ou extrínseca. A utilização de animais para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem será mais significativo, a utilização desse recurso consiste em motivar o aluno em seu íntimo. A pesquisa ocorrerá através de leituras cientificas e artigos que apresentarão contribuições que emergem o contexto educativo. As referências presentes nesse artigo evidenciarão os benefícios da utilização de Atividade Assistidas por Animais (AAA), para os docentes e os discentes que estejam dentro do espectro autista, quanto para os animais no contexto escolar dentro ou fora da sala de aula.
Abstract: The article approaches to present a pedagogical proposal with the inclusion of Assisted Activities with Animals (AAA), for students who are within the Autistic Spectrum Disorder (ASD). In the last ten years, the number of students with some type of disability are enrolled in regular schools and each year this number grows significantly. A challenge to be faced, given that inclusion does not happen as it should, and to ensure that students are effectively included and attended to in their particularities, and in the midst of these educational changes, studies of experimentation and/or seek techniques and resources to make the process happen. A new perspective of teaching methodology to be developed in the school environment would be the inclusion of animal-assisted activities (AAA) for students with autism. An intervention widely used in specialized centers, where the use of animals for neurobiological development is extremely effective, and scientifically proven. A new way of thinking about school adaptation that goes far beyond curriculum adaptation. Learning also depends on deep motivation, intrinsic or extrinsic. The use of animals to help the teacher in the teaching-learning process will be more significant, the use of this resource consists of motivating the student in his heart. The research will take place through scientific readings and articles that will present contributions that emerge from the educational context. The references present in this article will highlight the benefits of using Animal Assisted Activities (AAA), for teachers and students who are within the autistic spectrum, as well as for animals in the school context inside or outside the classroom.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2711
Appears in Collections:TCC - ICIBE - Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons