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Title: Ensino-aprendizagem de adultos com deficiência intelectual: contribuições da neurociência no atendimento especializado
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: SILVA, Caroline Barros da
Keywords: Neurociência - Aplicação na educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino-aprendizagem - Métodos
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Alunos com deficiência intelectual
Issue Date: 2023-01-23
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: SILVA, Caroline Barros da. Ensino-aprendizagem de adultos com deficiência intelectual: contribuições da neurociência no atendimento especializado. Orientadora: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2022. 24 f. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2022.
Resumo: O presente estudo tem como eixo principal a relação existente entre o ensino-aprendizagem no contexto educacional de jovens e adultos com deficiência intelectual dialogando com a contribuição da neurociência no atendimento educacional especializado para uma educação mais humanizada. O objetivo geral desta pesquisa é descrever como a neurociência pode contribuir para o diálogo a respeito do ensino-aprendizagem de jovens e adultos com deficiência intelectual. Sendo este, o resultado de uma pesquisa exploratória oferecendo informações sobre o assunto do trabalho científico bibliográfico, onde foram utilizadas várias publicações como livros, revistas científicas e artigos disponíveis em bases de dados, como SCIELO, CAPES, Green Sci-hub, Portal de Revistas Cientificas da UFPA e Periódicos da UEPA, no quais versam sobre a articulação entre a concepção da prática educacional, os desafios e as contribuições da neurociência aliada à educação de jovens e adultos com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado. Deste modo, procedeu dos trabalhos de pesquisadores que estudam a temática apresentada (ARROYO, 2017; FERREIRO, 1990, FREIRE, 2011; OLIVEIRA, 2011; COSENZA; GUERRA, 2011; GARDNER, 1995). A importância de explorar este tema, deve-se ao fato de que o processo de ensino-aprendizagem necessita constantemente de devida atenção e cuidados pois trata-se da instrução e desenvolvimento dos sujeitos mediante as práticas profissionais do educador para com o educando com deficiência intelectual na EJA. A conclusão aponta para a necessidade da realização de mais estudos pela comunidade científica nestas áreas, com finalidade do enfrentamento da estrutura de uma educação bancária na proposta do atendimento educacional especializado, afim de que a neuroeducação avance com criticidade e fortalecimento dos processos inclusivos em diálogo para e com os educandos no âmbito ensino-aprendizagem.
Abstract: The present study has as its main axis the existing relationship between teaching-learning in the educational context of young people and adults with intellectual disabilities, dialoguing with the contribution of neuroscience in specialized educational care for a more humanized education. The general objective of this research is to describe how neuroscience can contribute to the dialogue about teaching and learning for young people and adults with intellectual disabilities. This being the result of an exploratory research offering information on the subject of bibliographic scientific work, where several publications such as books, scientific journals and articles available in databases such as SCIELO, CAPES, Green Sci-hub, Portal of Scientific Journals of UFPA and Periodicals were used. from UEPA, in which they deal with the articulation between the conception of educational practice, the challenges and contributions of neuroscience allied to the education of young people and adults with intellectual disabilities in specialized educational care. Thus, it came from the work of researchers who study the presented theme (ARROYO, 2017; FERREIRO, 1990, FREIRE, 2011; OLIVEIRA, 2011; COSENZA; GUERRA, 2011; GARDNER, 1995). The importance of exploring this theme is due to the fact that the teaching-learning process constantly needs due attention and care, as it is about the instruction and development of subjects through the professional practices of the educator towards the student with intellectual disabilities. in EJA. The conclusion points to the need for further studies by the scientific community in these areas, with the purpose of confronting the structure of a banking education in the proposal of specialized educational service, so that neuroeducation advances with criticality and strengthening of inclusive processes in dialogue to and with the students in the teaching-learning context.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2714
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