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Title: O uso de recursos visuais nas práticas pedagógicas com alunos surdos na educação básica: um estudo bibliométrico
Advisor: ROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas
Authors: RIBEIRO, Renan Michel Costa
Keywords: Alunos surdos - Processo didático-pedagógico
Métodos de ensino-aprendizagem - Alunos surdos
Recursos visuais - Educação básica
Revisão de literatura - Recursos visuais
Pedagogia visual
Alunos surdos - Prática pedagógicas
Issue Date: 2023-03
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: RIBEIRO, Renan Michel Costa. O uso de recursos visuais nas práticas pedagógicas com alunos surdos na educação básica: um estudo bibliométrico. Orientadora: Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral mapear as publicações nacionais relacionadas ao processo didático-pedagógico na educação de alunos surdos com o foco na aplicação de estratégias de ensino e recursos visuais na Educação Básica. Assim, questionou-se: quais recursos, técnicas e práticas visuais são relatados nas pesquisas sobre escolarização de alunos surdos na educação básica, de acordo com estudos de modo a atender suas especificidades comunicacionais promovendo assim uma aprendizagem de qualidade? O método adotado inspirou-se em um protocolo comum em trabalhos de revisão integrativa da literatura. As bases de dados pesquisadas foram: Scientific Electronic Library Online - Scielo e no Portal de Periódicos CAPES. Foram usados os descritores: pedagogia visual, pedagogia surda, recursos visuais, educação inclusiva e aprendizagem, cada uma combinando com a palavra surdez e seus respectivos, surdo e surdos. Na base de dados da CAPES foram aplicados os seguintes critérios de busca: buscar assunto (busca avançada), conectores ‘qualquer’ AND ‘é exato’ e o critério ‘títulos revisados por pares, nos anos de 2005 a 2021. Na base de dados da Scielo, os critérios foram: os operadores booleanos AND em todos os índices, língua portuguesa, artigos completos e com acesso livre, a combinação dessas palavras-chave resultou em 10 buscas em cada, obtendo-se o total de 1.052 títulos. Após a seleção, 28 estudos foram incluídos para a análise detalhada. Os resultados demonstram uma progressão em relação às práticas pedagógicas adequadas aos alunos surdos, entretanto, também aponta a falta de estudos que enfatizem a importância de estratégias pautadas na pedagogia visual explorando as consequências no desempenho escolar dos alunos surdos e a necessidade dos docentes na adaptação de suas metodologias, com práticas que estimulem o interesse desses alunos nos conteúdos abordados, em disciplinas distintas. Concluiu-se que as estratégias visuais influenciaram positivamente no desempenho dos alunos surdos em diversas disciplinas, contribuindo para um maior rendimento escolar, assim como para o aumento do interesse desses alunos nas disciplinas majoritariamente teóricas e, consequentemente, favorecendo uma troca mais próxima desses com os docentes e alunos ouvintes.
Abstract: This study aimed to map the national publications related to the didactic-pedagogical process in the education of deaf students with a focus on the application of teaching strategies and visual resources in basic education. Thus, the question was: what resources, techniques and visual practices are reported in research on the schooling of deaf students in basic education, according to studies in order to meet their specific communicational needs thus promoting quality learning? The method adopted was inspired by a common protocol in integrative literature review studies. The databases researched were: Scientific Electronic Library Online - Scielo and Portal de Periódicos CAPES. The descriptors were used: visual pedagogy, deaf pedagogy, visual resources, inclusive education and learning, each combined with the word deafness and their respective, deaf and deaf. In the CAPES database the following search criteria were applied: search subject (advanced search), connectors 'any' AND 'is exact' and the criterion 'peer reviewed titles', in the years 2005 to 2021. In the Scielo database, the criteria were: the Boolean operators AND in all indexes, Portuguese language, full articles and open access, the combination of these keywords resulted in 10 searches in each, obtaining a total of 1,052 titles. After selection, 28 studies were included for detailed analysis. The results show a progression in relation to pedagogical practices suitable for deaf students, however, also points out the lack of studies that emphasize the importance of strategies based on visual pedagogy exploring the consequences in the school performance of deaf students and the need for teachers in adapting their methodologies, with practices that stimulate the interest of these students in the content covered, in different disciplines. It was concluded that visual strategies positively influenced the performance of deaf students in several subjects, contributing to a higher academic performance, as well as to increase the interest of these students in the mostly theoretical subjects and, consequently, favoring a closer exchange of these students with teachers and listener students.
URI: bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2717
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