Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/280
Title: | Os desafios para professores de educação infantil trabalhar com o uso de tecnologias na escola municipal de ensino infantil Nossa Senhora de Fátima em Belo Monte-PA. |
Advisor: | MORAES, Antônia Lemos Braga de |
Authors: | BRITO, Alessandra Carvalho BRITO, Aline Carvalho |
Keywords: | Educação infantil - Informática Prática Pedagógica Informática educativa Informática - Educação |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | UFRA/Pólo Novo Repartimento |
Citation: | BRITO, Alessandra Carvalho, BRITO, Orientador: Antônia Lemos Braga de Moraes. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Novo Repartimento, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa discute sobre A informática na Educação com o objetivo de verificar as contribuições na utilização do computador para o desenvolvimento infantil de alunos em turmas do Pré I e II na Escola Municipal de Ensino Infantil Nossa Senhora de Fátima em Belo Monte – PA. Para isso realizamos pesquisa bibliográfica e de campo composta aplicação de questionários com 05 professores da referida escola. O resultado da pesquisa apresenta como desafios: a falta de equipamentos tecnológicos na escola; a formação continuada de professores, estruturação de espaços interativos com computadores disponíveis e uma proposta curricular que inclua a informática na educação. Deste modo, apresenta como perspectiva para melhoria da qualidade de ensino com a inserção da tecnologia, a necessidade da formação continuada e cursos de capacitação aos professores, laboratórios de informática equipados com computadores e internet disponível e a proposta curricular que possa oportunizar um ensino democrático, interativo, significativo e real envolvendo todos os professores de modo a atender os anseios da comunidade escolar. |
Abstract: | This research discusses informatics in education with the objective of verifying the contributions in the use of the computer for the children 's development of students in classes of Pre I and II in the Municipal School of Infantile Teaching of NossaSenhora de Fatima in Belo Monte - PA. For this we perform bibliographical research and field composed of application of questionnaires with 05 teachers of said school. The result of the research presents as challenges: the lack of technological equipment in the school; The continuous formation of teachers, the structuring of interactive spaces with available computers and a curricular proposal that includes informatics in education. In this way, it presents as a perspective to improve the quality of teaching with the insertion of technology, the need for continuing education and training courses for teachers, computer labs equipped with computers and internet available and the curricular proposal that can provide a democratic, Interactive, meaningful and real interaction involving all teachers in order to meet the wishes of the school community. |
URI: | bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/280 |
Appears in Collections: | PARFOR - Licenciatura em Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS DESAFIOS PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL TRABALHAR COM O USO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA MUNICIPAL ....pdf | 725 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License