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Title: O Processo de aquisição da linguagem de pessoas surdas em contextos familiares ouvintes que desconhecem a libras: relatos de casos.
Advisor: AQUINO, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de
Authors: BARROS, Giovanna Patrícia da Silva
Keywords: Pessoa surda
Libras
Aquisição da linguagem
Família ouvinte
Comunidade surda
Surdez
Language acquisition
Hearing family
Deaf community
Deafness
Issue Date: 2023-05-30
Publisher: UFRA/Campus Belém
Citation: BARROS, Giovanna Patrícia da Silva. O Processo de aquisição da linguagem de pessoas surdas em contextos familiares ouvintes que desconhecem a libras: relatos de casos. Orientadora: Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em letras Libras) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2804. Acesso em: .
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a maneira como filhos surdos de pais ouvintes percebem a própria aquisição da linguagem, a construção da interação com suas famílias, bem como quais fatores podem interferir no desenvolvimento da relação familiar entre surdos e ouvintes. O motivo pelo qual esta pesquisa se faz relevante, gira em torno da necessidade que a criança surda possui de se comunicar com sua familiares ouvintes. Para atingir tal finalidade, iniciou-se um levantamento bibliográfico baseando-se em abordagens voltadas para a surdez no contexto familiar. Os referenciais teóricos a serem abordados são: Borges e Salomão (2003), Bigogno (2011), Claudio (2016), Wieczkovski e Marcon (2019), Mello (2011), Klunk (2018), Quadros (2014), Franco (2015), Queiroz e Rubio (2014), Dizeu e Caporali (2005), Viana (2000), Vygotsky (2002). A abordagem aplicada nesta pesquisa foi a de cunho quanti-qualitativa pois refere-se a uma análise de relatos de casos, utilizada conforme as necessidades da pesquisa ((SOUZA; KERBAUY, 2017), os quais envolvem a participação de duas pessoas surdas. Foram utilizados também o método de pesquisa bibliográfica gerando a possibilidade de maiores embasamentos teóricos (GIL, 2002) e o estudo de caso como procedimentos técnico para a realização da análise dos dados coletados (PRODANOV; FREITAS, 2013). Os resultados provenientes da coleta de dados, evidenciam o contato tardio dos familiares com a língua de sinais, o qual sucedeu em fragilidades na hora de estabelecer uma comunicação, e também dificuldades no desenvolvimento pessoal das participantes. Sendo assim, este estudo demonstrou a relevância da família aprender a língua de sinais, buscar informações sobre a surdez e ter contato com a comunidade surda para que seu filho possa obter bons resultados em seu processo de aquisição da linguagem.
Abstract: This study aims to understand how hearing parents perceive the acquisition of language by deaf children, as well as to analyze the main factors that make it difficult for hearing family members to establish a good interaction with the deaf person. The reason why this research is relevant revolves around the need that deaf children have to communicate with their hearing family members. To achieve this purpose, a bibliographic survey was started based on approaches aimed at deafness in the family context. Thus, the focus of this study is to analyze factors that contribute significantly to the language acquisition process of a deaf person in the family environment. The theoretical references to be addressed are: Borges and Salomão (2003), Bigogno (2011), Claudio (2016), Wieczkovski and Marcon (2019), Mello (2011), Klunk (2018), Quadros (2014), Franco (2015), Queiroz and Rubio (2014), Dizeu and Caporali (2005), Viana (2000), Vygotsky (2002). This work consists of a qualitative research, whose methods used were the bibliographic and also a case study, which had the participation of two deaf people. The results from data collection show the late contact of family members with sign language, which resulted in weaknesses when establishing communication, and also difficulties in the personal development of the participants. Therefore, this study demonstrated the importance of the family learning sign language, seeking information about deafness and having contact with the deaf community so that their child can obtain good results in their language acquisition process.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2804
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