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Title: Aproveitamento de carcaça de aves silvestres como material didático
Advisor: BEZERRA, Andréa Magalhães
Authors: MAGNO, Joely Cavalcante dos Santos
Keywords: Ciência silvestre - Métodos educacionais
Coleções biológicas - Ensino-aprendizagem
Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Selvagens – CETRAS
Carcaça de animais - Material para estudo
Issue Date: 2023-04
Publisher: UFRA/campus Belém
Citation: MAGNO, Joely Cavalcante dos Santos. Aproveitamento de carcaça de aves silvestres como material didático. Orientadora: Andréa Magalhães Bezerra. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023.
Resumo: As coleções biológicas servem como repositórios essenciais de material biológico e dados associados. Eles não apenas abrigam espécimes, mas também informações valiosas sobre indivíduos e populações de cada espécie, o que pode ajudar a entender os impactos da mudança da biodiversidade na sociedade, causada pela dinâmica do sistema natural ou danos ambientais induzidos pelo homem. Tais coleções podem receber material inadequado para fins de estudos, como espécimes incompletos ou parcialmente danificados, que ainda podem ser utilizados para inúmeros fins didáticos. Neste estudo, foram utilizadas carcaças de animais silvestres, particularmente as da classe Aves, onde foi utilizado os pés, penas das asas e de caudas, para a criação de materiais didáticos, visando subsidiar aulas práticas, além de investigar o impacto desses materiais no ensino-aprendizagem. Os animais foram doados pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Selvagens – CETRAS após necropsia e posteriormente processadas no Laboratório de Zoologia - LabZoo, localizado na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. As peças foram processadas retirando asas e caudas, para coleta de amostras de retrizes, tetrizes e rêmiges primárias, secundárias e terciárias, seguindo com a retirada dos pés, finalizando com a aplicação de formaldeído a 10% para fixação, tornando-os adequados para aulas práticas. Foi aplicado um questionário semiestruturado à discentes para verificar a importância desses materiais na formação acadêmica. Concluiu-se com este trabalho que o uso desses materiais impacta positivamente na compreensão da morfologia dos animais e contribui para o alinhamento teórico-prático, resultando em uma evolução acadêmica e profissional acerca da ciência silvestre.
Abstract: Biological collections serve as essential repositories of biological material and associated data. They not only house specimens, but also valuable information about individuals and populations of each species, which can help to understand the impacts of changing biodiversity on society, caused by natural system dynamics or human-induced environmental damage. Such collections may receive inappropriate material for study purposes, such as incomplete or partially damaged specimens, which can still be used for numerous didactic purposes. In this study, carcasses of wild animals were used, particularly those from the Birds class, where feet, wing feathers and tails were used to create teaching materials, aiming to support practical classes, in addition to investigating the impact of these materials on teaching -learning. The animals were donated by the Wild Animal Screening and Rehabilitation – CETRAS after necropsy and subsequently processed at the Zoology Laboratory - LabZoo, located at the Federal Rural University of the Amazon – UFRA. The pieces were processed by removing wings and tails, for the collection of samples of primary, secondary and tertiary remiges, retrices and remiges, followed by the removal of the feet, ending with the application of 10% formaldehyde for fixation, making them suitable for classes practices. A semi-structured questionnaire was applied to students to verify the importance of these materials in academic training. It was concluded with this work that the use of these materials has a positive impact on the understanding of the animals' morphology and contributes to the theoretical-practical alignment, resulting in an academic and professional evolution regarding wild science.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2860
Appears in Collections:TCC - ISPA - Zootecnia

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