Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2903
Title: | Ensino-aprendizagem de Zoologia de invertebrados: uma proposta de pesquisa-ação com os alunos de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia do campus Capanema/PA |
Advisor: | CAMPOS, Lourival Dias |
Authors: | SILVA, Ana Carolina Nunes da |
Keywords: | Biologia - ensino-aprendizagem Pesquisa - ação Recursos didáticos Formação de professores |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UFRA/Capanema |
Citation: | SILVA, Ana Carolina Nunes da. Ensino-aprendizagem de Zoologia de invertebrados: uma proposta de pesquisa-ação com os alunos de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia do campus Capanema/PA. Orientador: Lourival Dias Campos. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/submit?workflow=3337. Acesso em: . |
Resumo: | No Ensino Superior é comum que as aulas sejam através de métodos expositivos e tradicionais. Nas disciplinas de Zoologia de Invertebrados, trabalhamos com bastantes conceitos e nomenclaturas, conteúdos que exigem métodos alternativos de ensino, para que o assunto possa sair do abstrato e se tornar significativo para o discente. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar as atividades desenvolvidas no PIVIC com os alunos de Ciências Biológicas da UFRA Campus Capanema, turma de 2019, para compreender a relevância destas. Para que os dados fossem coletados, foi realizada uma entrevista pelo Google Meet, seguindo uma abordagem de pesquisa mista. Os dados foram analisados a partir de categorias, são elas: categoria 1) eficiência dos recursos didáticos; categoria 2) interação na sala de aula; categoria 3) dificuldades enfrentadas nas disciplinas de zoologia de invertebrados; categoria 4) aprimoramento do ensino das disciplinas. Evidenciamos como os recursos didáticos são importantes no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com os resultados alcançados, a utilização dos mesmos torna a aprendizagem muito mais eficientes. |
Abstract: | In higher education, it is common for classes to be through expository and traditional methods. In the disciplines of Invertebrate Zoology, we work with many concepts and no menclatures, contents that require alternative teaching methods, so that the subject can leave the abstract and become meaningful for the student. Therefore, the general objective of the research is to analyze the activities developed at PIVIC with Biological Sciences students at UFRA Capanema, class of 2019, to know if they were significant or not. In order for the data to be collected, an interview was carried out through google meet, following a mixed research approach. The data were analyzed from categories, they are: category 1) efficiency of teaching resources; category 2) classroom interaction; category 3) difficulties faced in the disciplines of invertebrate zoology; category 4) improvement in the teaching of subjects. We showed how the teaching resources are important in the teaching learning process, according to the results achieved, their use makes learning much more efficient |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2903 |
Appears in Collections: | TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License