Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2905
Title: Educação das relações raciais: práticas e desafios no ensino de ciências e biologia no município de Peixe-Boi, PA
Advisor: MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira
Authors: SOUZA, Deilson Nascimento de
MEDEIROS, Murilo Fernandes de
http://lattes.cnpq.br/2682407467215374
http://lattes.cnpq.br/2165832746758101
Keywords: Relações raciais
Formação de professores
Relações étnicos - raciais
Escola
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Capanema
Citation: SOUZA, Deilson Nascimento de; MEDEIROS, Murilo Fernandes de. Educação das relações raciais: práticas e desafios no ensino de ciências e biologia no município de Peixe-Boi, PA. Orientador: Luiz Claudio Moreira Melo Júnior. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/submit?workflow=3340. Acesso em: .
Resumo: As relações raciais no Brasil se configuram dentro de um contexto de desigualdades que, desde o período da escravidão, tem marcado a forma pelo qual nos consolidamos como nação. O racismo, mesmo após a abolição da escravatura, tem provocado no povo negro inúmeras injustiças e, em dias atuais, ainda é evidente e se manifesta em distintos setores da sociedade, inclusive no sistema educacional. Afim de combater o preconceito e a discriminação racial, movimentos populares, como o Movimento Negro, por anos, reivindicam justiça e reparação social frente a essas mazelas. A Lei Federal nº 10.639, de 2003, foi uma das reivindicações atendidas pelo governo federal, tornando obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas instituições escolares públicas e privadas do Brasil, com o intuito de promover e divulgar a pluralidade cultural e racial do povo brasileiro, bem como, de reconhecer as contribuições do povo negro na construção cultural, econômica, política, entre outras, do país. As Diretrizes Curriculares Nacionais, sob esse enfoque, possuem o objetivo de orientar o planejamento curricular das escolas, afim de que a pauta étnico-racial possa fazer parte de suas estratégias pedagógicas, contribuindo para a formação de uma sociedade mais democrática. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é entender como os professores de ciências e biologia do município de Peixe-Boi – PA articulam os conhecimentos de suas áreas de formação com a abordagem étnico-racial, com o propósito de identificar como se deu a formação inicial dos (as) docentes no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), descrever suas perspectivas acerca da ERER, analisar os principais entraves no tratamento de questões étnico-raciais no ensino de ciências e biologia e refletir sobre suas perspectivas frente aos desafios na promoção de uma educação pautada na abordagem étnico-racial. Os resultados obtidos apontam que os professores apresentam dificuldades de inserir o tema racial em suas aulas e que a pauta racial é manifestada pelo voluntarismo de alguns (as) docentes, sem que haja, necessariamente, o desenvolvimento de metodologias e estratégias educativas permanentes.
Abstract: Racial relations in Brazil are configured within a context of inequalities that, since the period of slavery, have marked the way in which we consolidate ourselves as a nation. Racism, even after the abolition of slavery, has provoked countless injustices in the black people and, nowadays, it is still evident and manifests itself in different sectors of society, including the educational system. In order to fight prejudice and racial discrimination, popular movements, such as the Black Movement, for years have been demanding justice and social reparation in the face of these ills. Federal Law No. 10,639 of 2003, was one of the claims met by the federal government, making the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture mandatory in public and private school institutions in Brazil, in order to promote and disseminate cultural and cultural plurality. of the Brazilian people, as well as to recognize the contributions of the black people in the cultural, economic, political construction, among others, of the country. The National Curriculum Guidelines, under this approach, have the objective of guiding the curricular planning of schools, so that the ethnic-racial agenda can be part of their pedagogical strategies, contributing to the formation of a more democratic society. In this way, the purpose of this work is to investigate how science and biology teachers from Peixe-Boi - PA, articulate the knowledge of their areas of knowledge with the ethnic-racial approach, with the purpose of identifying how the formation took place. teachers' initials in the context of Ethnic Racial Relations Education (ERER), describe their perspectives on ERER, analyze the main obstacles in the treatment of ethnic-racial issues in science and biology teaching and reflect on their perspectives regarding the challenges in promoting education based on an ethnic-racial approach. The results obtained indicate that teachers have difficulties in inserting the racial theme in their classes and that the racial agenda is manifested by the voluntarism of some teachers, without necessarily having the development of permanent educational methodologies and strategies.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2905
Appears in Collections:TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons