Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2912
Title: A atuação docente no estágio supervisionado remoto frente ao ensino remoto emergencial
Advisor: SOUSA, Jaime Viana de
Authors: ARAÚJO, Francisco Donnadone Reis
SILVA, Jenifer Ribeiro da
http://lattes.cnpq.br/2293164822217359
Keywords: Estágio supervisionado obrigatório
Formação de professores
Pandemia COVID-19
Ensino a distância
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Capanema
Citation: ARAÚJO, Francisco Donnadone Reis; SILVA, Jenifer Ribeiro da. A atuação docente no estágio supervisionado remoto frente ao ensino remoto emergencial. Orientador: Jaime Viana de Sousa. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/. Acesso em: .
Resumo: Desde fevereiro de 2020 que o mundo vivencia este pesadelo que configura um dos momentos mais tristes da história da humanidade, que é a pandemia causada pelo COVID-19, dentre suas grandes consequências destacam-se os impactos causados no ensino e na educação. Partindo desse ponto, o presente estudo teve como objetivo compreender de que maneira a aplicação do estágio supervisionado remoto frente ao ensino remoto emergencial impacta na formação docente, este trabalho realiza um estudo sobre a aplicação de tal modalidade nesse contexto com a utilização de recursos tecnológicos de telecomunicação e informática, mostrando os impactos causados nos anos de 2019, 2020 e 2021. Para tanto fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica, em seguida utilizou-se as impressões tiradas pelos próprios autores e finalmente analisou-se o resultado da pesquisa feita com 29 alunos do curso de Licenciatura em Biologia da UFRA Capanema-PA. Obtendo-se desta forma uma súmula das dificuldades e vitórias vividas pelos licenciandos no ESO remoto e os impactos causados por tal cenário em seus respectivos processos de formação docente.
Abstract: Since February 2020, the world has been experiencing this nightmare that configures one of the saddest moments in the history of humanity, that is the pandemic caused by COVID-19, among its great consequences the impacts caused in teaching and education stand out. From this way, the present study aimed to understand how the application of the supervised remote internship in front of emergency remote teaching impacts on teacher training, this work has goal to study on the application of such modality in this context with the use of technological resources of telecommunications and information technology, showing the impacts caused in the years 2019, 2020 and 2021. For this purpose, a bibliographic research was used, then the impressions taken by the authors themselves were used and finally analyzing the result of a research carried out with 29 students of the Graduate in Biology Degree at UFRA Capanema-PA. Thus, obtaining a summary of the difficulties and victories experienced by the undergraduates in the remote ESO and the impacts caused by such a scenario in their respective processes of teacher training.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2912
Appears in Collections:TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons