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dc.contributor.authorMORAIS, Wilton Barreto-
dc.contributor.authorhttp://lattes.cnpq.br/8434718853803462pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T14:31:09Z-
dc.date.available2023-07-18T14:31:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMORAES, Wilton Barreto. Avaliação da aprendizagem no ensino remoto na perspectiva dos residentes do programa residência pedagógica da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema - PA. Orientador: Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/. Acesso em: .en_US
dc.identifier.urihttp://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2918-
dc.description.abstractIn Brazil, the implementation of Emergency Remote Teaching affected several actors involved in the educational process, including the participants of the Pedagogical Residency Program (PRP), who, due to the abrupt change, had to carry out their teaching actions in a virtual environment. In this scenario, the following questions arose: do the residents have satisfactory knowledge about the learning assessment process? How was the knowledge about assessment, built throughout your academic trajectories, reflected in your assessment practices, developed during your pedagogical actions, within the scope of the PRP? Therefore, the main objective of this research was to understand the evaluation process adopted by the pedagogical residents of the Federal Rural University of the Amazon (UFRA), Campus Capanema - PA, who worked at Public School Oliveira Brito, during remote teaching, from their conceptions. and indications of its practice. The work has a qualitative approach. The research subjects were 8 (eight) residents of UFRA, Campus Capanema/PA, who worked at Public School Oliveira Brito, located in the city of Capanema/PA. Data were obtained through semi-structured interviews, carried out through Google Meet and also through analyzes carried out in evaluative instruments used by residents. The systematization of the data was done through the technique of content analysis, which made it possible to identify four categories of analysis: 01 –Conception of learning evaluation; 02 – Process of building knowledge about learning assessment; 03 – Training path for working in remote teaching; 04 – Analysis of assessment tools used by residents in remote teaching. Based on the results obtained, it was possible to conclude that residents have a satisfactory view of the concept and functions of learning assessment. However, due to circumstances imposed by the remote educational context, the residents' knowledge about assessment could not be fully applied, thus limiting assessment practices to the use of tests. In view of this, the evaluation process carried out by the residents had, predominantly, aspects of the summative evaluation.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/Capanemaen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConcepções de avaliaçãoen_US
dc.subjectPráticas avaliativasen_US
dc.subjectFormação docenteen_US
dc.titleAvaliação da aprendizagem no ensino remoto na perspectiva dos residentes do programa residência pedagógica da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema - PAen_US
dc.typeTCCen_US
dc.description.resumoNo Brasil, a implementação do Ensino Remoto Emergencial afetou diversos atores envolvidos no processo educacional, incluindo os participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), que devido à mudança abrupta, tiveram que realizar suas ações docentes em ambiente virtual. Nesse cenário, surgiram os seguintes questionamentos: os residentes possuem conhecimento satisfatório sobre o processo de avaliação da aprendizagem? De que maneira o conhecimento sobre avaliação, construído ao longo de suas trajetórias acadêmicas, foi refletido em suas práticas avaliativas, desenvolvidas durante suas ações pedagógicas, no âmbito do PRP? Diante disso, o objetivo principal dessa pesquisa foi compreender o processo avaliativo adotado pelos residentes pedagógicos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Capanema – PA, que atuaram na Escola Estadual Oliveira Brito, durante o ensino remoto, a partir das suas concepções e indicações da sua prática. O trabalho é de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 8 (oito) residentes da UFRA, Campus Capanema/PA, que atuaram na Escola Estadual Oliveira Brito, localizada no município de Capanema/PA. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas através do Google Meet e também mediante análises feitas em instrumentos avaliativos utilizados pelos residentes. A sistematização dos dados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, que possibilitou a identificação de quatro categorias de análise: 01 – Concepção de avaliação da aprendizagem; 02 – Processo de construção do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem; 03 – Percurso formativo para a atuação no ensino remoto; 04 – Análise dos instrumentos avaliativos utilizados pelos residentes no ensino remoto. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que os residentes possuem uma visão satisfatória sobre o conceito e funções da avalição da aprendizagem. Porém, devido a circunstâncias impostas pelo contexto educacional remoto, o conhecimento dos residentes sobre avaliação não pôde ser aplicado de forma completa, limitando, assim, as práticas avaliativas ao uso de provas. Diante disso, o processo avaliativo realizado pelos residentes, possuiu, predominantemente, aspectos da avaliação somativa.en_US
dc.contributor.advisor1MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3064385690292102pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0009-0009-2407-936Xpt_BR
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