Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2922
Title: Educação ambiental: a percepção dos discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Capanema - PA
Advisor: BRAGA, Thais Gleice Martins
Authors: AMORIM, Thais Progenio
FARIAS, Vanessa da Silva
http://lattes.cnpq.br/6489286557338420
http://lattes.cnpq.br/1884170510382130
Keywords: Educação ambiental
Questões ambientais
Ciências biológicas
Issue Date: 2022
Publisher: UFRA/Capanema
Citation: AMORIM, Thais Progenio; FARIAS, Vanessa da Silva. Educação ambiental: a percepção dos discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Capanema - PA. Orientadora: Thais Gleice Martins. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/. Acesso em: .
Resumo: A Educação Ambiental e de suma importância, entretanto ainda e muito pouco trabalhada na sociedade atual, seja no âmbito das escolas, universidades, parques ecológicos etc. A utilização da educação ambiental como ferramenta para a formação de uma sociedade mais consciente é algo que ainda precisa ser mais bem desenvolvido, desde a formação dos educadores dentro das universidades até o desenvolvimento das ações direta com a sociedade. Neste trabalho teve como objetivo avaliar a situação atual do ensino da Educação Ambiental no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA – Campus Capanema – PA, focando na percepção dos discentes do curso, para isso teve como os seguintes objetivos específicos, verificar quais são os instrumentos mais utilizados pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas para promover o debate acerca da Educação Ambiental dentro da Universidade, analisar qual a percepção dos discentes sobre como é feita a abordagem da temática de Educação Ambiental dentro do curso. Nesta pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, pois os dados foram coletados em sala de aula, em um ambiente natural onde não há manipulação de variáveis com dados quantitativos. Através do questionário verificou-se que ferramenta mais utilizada para promover o debate sobre as questões ambientais são as discussões em sala e verificou-se que não são desenvolvidos trabalhos de campo ou de extensão nessa temática. Foi possível analisar que apesar de haver o envolvimento do curso nas questões ambientais ele ainda é falho e precisa ser melhorado.
Abstract: Environmental Education is of paramount importance, however it is still very little worked on in today's society, whether in the context of schools, universities, ecological parks etc. The use of environmental education as a tool for the formation of a more conscious society is something that still needs to be further developed, from the training of educators within universities to the development of direct actions with society. This study aimed to evaluate the current situation of teaching Environmental Education in the Degree in Biological Sciences at Federal Rural University of the Amazon - UFRA - Campus Capanema - PA, focusing on the perception of students of the course, for which it had the following objectives specific instruments, to verify which are the instruments most used by the degree course in Biological Sciences to promote the debate about Environmental Education within the University, to analyze the students' perception of how the Environmental Education theme is approached within the course. In this research, a qualitative approach was chosen, as the data were collected in the classroom, in a natural environment where there is no manipulation of variables with quantitative data. Through the questionnaire it was verified that the most used tool to promote the debate on environmental issues are the classroom discussions and it was verified that field or extension work on this theme is not developed. It was possible to analyze that despite the involvement of the course in environmental issues, it is still flawed and needs to be improved.
URI: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2922
Appears in Collections:TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons