Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2927
Title: | Formação de professores de Ciências e Biologia: a experiência do estágio docente no Projeto Cidadania e Educação Ambiental no município de Castanhal – PA |
Advisor: | MELO JÚNIOR, Luiz Cláudio Moreira |
Authors: | SILVA, Gabriel Neves da http://lattes.cnpq.br/3087879740917080 |
Keywords: | Estágio em docência Educação ambiental Formação de professores Ciências Biológicas - UFRA Capanema |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | UFRA/Capanema |
Citation: | SILVA, Gabriel Neves da. Formação de professores de Ciências e Biologia: a experiência do estágio docente no Projeto Cidadania e Educação Ambiental no município de Castanhal – PA. Orientador: Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, 2023. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/. Acesso em: . |
Resumo: | O estudo tem como tema o Estágio Docente na formação de professores e problematizou como o Projeto Cidadania e Educação Ambiental no Município de Castanhal, pode contribuir para com a formação inicial docente de estagiários atuantes no projeto. Desta forma, o objetivo geral buscou compreender as dificuldades e contribuições do projeto Cidadania e Educação Ambiental para a formação inicial docente dos estagiários deste Projeto aplicado em escolas municipais de Castanhal - PA. A abordagem foi baseada em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e documental, para coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com quatro perguntas abertas, aplicado para 10 (dez) estagiários do Projeto Cidadania e Educação Ambiental, de maneira remota através do Google Forms, as respostas foram organizadas por grupo de ideias centrais para análise exploratória. Os resultados apontaram que as atividades dos estagiários eram voltadas, principalmente, para a regência e planejamento em sala de aula, sendo a falta de apoio e assumir como professor efetivo as principais dificuldades enfrentadas pelos estagiários. Entretanto, quase a totalidade dos estagiários alegaram que o período de estágio no projeto foi importante em sua trajetória acadêmica-profissional. |
Abstract: | The study has as its theme the “Teaching Internship in teacher training” and problematized how the “Citizenship and Environmental Education” Project in the Municipality of Castanhal - PA, can contribute to the initial teacher training of interns working in the project. In this way, the general objective sought to understand the difficulties and contributions of the Citizenship and Environmental Education project for the initial teacher training of interns in this project applied in municipal schools in Castanhal - PA. The approach was based on a qualitative, exploratory and documentary research, for data collection a structured questionnaire with four open questions was used, applied to 10 (ten) interns of the Citizenship and Environmental Education project, remotely through Google Forms , responses were organized by group of central ideas for exploratory analysis. The results showed that the activities of the interns were mainly focused on conducting and planning in the classroom, with the lack of support and being an effective teacher the main difficulties faced by the interns. However, almost all interns claimed that the internship period in the project was important in their academic-professional trajectory. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2927 |
Appears in Collections: | TCC - Capanema - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Files in This Item:
This item is licensed under a Creative Commons License