Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2966
Title: | Desafios e possibilidades do letramento para inclusão do aluno surdo em instituições públicas de Belém, Pará |
Advisor: | VIANA, Luana Costa |
Authors: | LIMA, Antonia Viviane da Silva |
Keywords: | Letramento - Alunos Surdos Educação inclusiva Educação especial - Alunos surdos Linguagem Brasileira de SInais - LIBRAS Ensino público - Educação de surdos |
Issue Date: | 2023-05 |
Publisher: | UFRA/Campus Belém |
Citation: | LIMA, Antonia Viviane da Silva. Desafios e possibilidades do letramento para inclusão do aluno surdo em instituições públicas de Belém, Pará. Orientadora: Luana Costa Viana. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras LIBRAS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023. |
Resumo: | O estudo aborda o letramento dos estudantes surdos em instituições públicas. Possui como objetivo geral analisar a concepção de professores a respeito do processo de construção do letramento destacando os desafios e possibilidades para a inclusão do aluno surdo em instituições públicas de Belém, Pará. Como objetivos específicos averiguar quais as estratégias utilizadas por professores para promoção do letramento de alunos surdos em escolas públicas em Belém, Pará; identificar as dificuldades dos professores para o letramento dos estudantes surdos; apontar alternativas que possam contribuir para o letramento de alunos surdos de escolas públicas em Belém, Pará. A pesquisa orienta-se pela abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo e da revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados adotada é a entrevista semiestruturada aplicada a professoras da rede pública de Belém, Pará. Os dados coletados permitiram verificar que as docentes consultadas adotam a concepção de letramento bilíngue, enfatizando o uso de recursos visuais para promover a associação entre a imagem, o sinal e a escrita. Entre as dificuldades apontadas pelas professoras está o desconhecimento da Libras por parte dos alunos, de suas famílias e de professores que os atendem; a ausência de intérpretes de Libras ; déficit na parceria entre a família e a escola; bem como falhas na adaptação metodológica. Como alternativas para promoção do letramento de alunos surdos destaca-se a inserção da disciplina de Libras na escolarização, concursos para professores de Libras e a implantação de metodologias inclusivas que favoreçam o aprendizado do aluno surdo. O estudo ressalta a contribuição da perspectiva bilíngue no letramento de alunos surdos, indicando desafios a serem superados e apontando alternativas para um ensino de qualidade, capaz de promover a inclusão. |
Abstract: | The study addresses the literacy of deaf students in public instituitions. Its general objective is to analyze the of teachers regardings the literacy construction process, highlighting the challenges and possibilities for the inclusion of deaf students in public institutions in Belém Pará. Aspecific objectives, verify which strategies are used by teachers to promote leteracy; in deaf students in public schools in Belém, Pará; to identify teachers’ difficulties for deaf students’ literacy; alternatives that can contribute to the literacy of deaf students from public schools in Belém, Pará. The research is guided by a qualitative approach, through field research and bibliographic riview. The data collection technique adopted is the semi strutured interview Applied to public school teachers in Belém, Pará. The collected data will allow verifying that the consulted professors adopt a bilingual literacy concept, emphasizing the use of visual resources to promote the association between the image, the sign and writing. Among the difficulties pointed out by the teachers is the lack of knowledge about Libras on the part of the students, their families and the teachers who assist them; the absence of sign language interpreters; déficit in the partnership between Family and school; as Well as flaws in the methodological adaptation. As alternatives for promoting the literacy of the discipline of Libras in schooling, competitions for teachers of Libras and the implementation of inclusive methodologies that favor the learning of the deaf student stand out. The study emphasized the emphasized contributions of the bilingual perspectiv in the literacy of deaf students, indicating challenges to be overcomer and indicating alternatives for quality teaching, capable of promoting inclusion. |
URI: | http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2966 |
Appears in Collections: | TCC - ICIBE - Licenciatura em Letras/Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desafios e possibilidades do letramento para inclusão do aluno surdo em instituições públicas de Belém, Pará.pdf | 857,87 kB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License